Home / Giro Pelo Setor
Um estudo do Observatório Sistema Fiep analisou algumas tendências para a economia brasileira com os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Com o título “Economia em tempos de Covidi-19”, o material explica os motivos que fazem desta uma crise diferente das anteriores.
A crise gerada pela pandemia de coronavírus poderá apagar o avanço no Produto Interno Brasileiro (PIB) feito ao longo dos últimos dez anos. Se confirmada a projeção de queda de 5,3% do PIB brasileiro feita pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o país voltará ao patamar de riquezas que exibia no ano de 2010, segundo cálculo do Itaú Unibanco.
Reformadoras parceiras de diversas regiões já começam a aderir à Rede Vipal Solidária, como a ATZ Pneus, de Cambé/PR, a Ivo SP Recap, de São Paulo/SP, e a Pneus Brasil, de Imperatriz/MA, que distribuíram refeições gratuitas aos caminhoneiros que passam pela região. Já a NSA Pneutec, de Guarulhos/SP, a Reformadora de Pneus Total, de Redenção/PR, e a Zandavalli Recauchutagem, de Concórdia/SC, distribuíram kits de higiene.
DECRETO N. 4.462, DE 8 DE ABRIL DE 2020 - PODER EXECUTIVO
Assim como em nível nacional, a indústria paranaense está praticamente parada por conta da epidemia do coronavírus, desde o setor automotivo aos produtos manufaturados, passando pelo metalmecânico e pelos segmentos moveleiro e madeireiro, que dependem da exportação.
Se a projeção do Banco Mundial de que a economia do Brasil vai encolher 5% este ano por causa do novo coronavírus se concretizar, essa será a maior retração que o país enfrentará em 120 anos. Segundo estatísticas históricas do IBGE, não há registro de uma queda tão grande da atividade em um único ano desde 1901.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alterou, no início de abril, a Portaria que dispõe sobre a restrição do trânsito de Veículos e Combinações de Veículos excedentes em peso e ou dimensões aos limites máximos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em razão da declaração de emergência em saúde pública de importância internacional pela OMS, em 30 de janeiro, em decorrência da infecção humana pelo coronavírus SARS-CoV-2 (covid-19).
O projeto de ajuda aos estados para o enfrentamento da pandemia de covid-19 pode gerar impacto nas contas públicas de pelo menos R$ 105 bilhões ou até chegar a R$ 222 bilhões. É o que diz nota técnica do Ministério da Economia sobre o substitutivo do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 149 de 2019 (Plano Mansueto), apresentado na última quinta-feira (8) pelo deputado Pedro Paulo (DEM-RJ).
Após 3 semanas de acompanhamento diário com centenas de empresas transportadoras pelo país, o Departamento de Custos Operacionais da NTC&Logística (DECOPE) apresentou ontem os números alarmantes que o setor vem enfrentando com a baixa no volume de cargas.
Além disso, existe a demora no tempo de viagem até o Brasil.
Vale lembrar que muitas das medidas foram sugeridas pela CNT ao governo.
O SEST SENAT distribuiu kits de higiene e de alimentação em mais de 300 pontos de rodovias em todo o país.