Home / Notícias
Com acréscimo de 30% no valor do veículo, empresas têm optado por veículos com tecnologias anteriores
Com as mudanças climáticas se materializando tragicamente, as responsabilidades ambientais, sociais e de governança das empresas estão sendo cada vez mais cobradas por diferentes públicos
Uma das mais promissoras a curto prazo é o diesel verde, também conhecido como diesel renovável, que difere tanto do diesel mineral (de origem fóssil) quanto do biodiesel de base éster, e apresenta vantagens em relação a ambos para o abastecimento de veículos pesados.
A proposta é derivada do Projeto de Lei nº 3.027/2022 e estabelece diretrizes para a gestão da qualidade do ar em todo o território nacional.
As inscrições para as empresas do transporte de cargas serão abertas no segundo semestre deste ano
Em formato consultivo, o volume atualiza o transportador quanto às melhores práticas em diversas frentes operacionais e administrativas, como no enfrentamento das emissões de poluentes.
O teor da mistura, que era de 10% em 2022, hoje é de 14%, em atendimento à resolução do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).
Enquanto o mundo acompanha as novidades que a tecnologia e a inteligência artificial criam, o setor de transportes aproveita as oportunidades para garantir eficiência em suas operações. Saiba mais.
A CNT defende condicionar os acréscimos a testes; aprimorar as especificações do biodiesel utilizado no Brasil; implementar medidas de controle de qualidade; e sempre considerar o setor de transporte nas políticas públicas.
Se o setor de logística não investir, de maneira assertiva e com a necessária mudança cultural, em práticas ambientais, sociais e de governança, estará fadado à estagnação.
O objetivo foi avaliar a viabilidade econômica e operacional dos veículos híbridos e elétricos no contexto das atividades de fiscalização da ANTT, bem como apontar potenciais reduções de custos com aquisição, combustíveis, manutenções e emissão de CO2, a partir da proposta de substituição de até 20% frota até 2025.
No relatório, Jardim introduziu uma previsão de aumento gradual da mistura de biodiesel ao diesel. A mistura será elevada para 15% a partir de março de 2025, subindo um ponto percentual ao ano, até alcançar 20% (o chamado B20) em 2030. O texto original não contemplava esses pontos.