O programa

Com o objetivo de promover o engajamento de transportadores em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento, a FETRANSPAR mantém o programa Despoluir, uma iniciativa ambiental focada nos empresários e trabalhadores do setor de transportes. Suas ações ocorrem há mais de 10 anos em todo o Paraná. Em plataforma nacional, o programa é encabeçado pela Confederação Nacional do Transporte e SEST SENAT.

O Despoluir trabalha diretamente com empresários, transportadores e setor público por meio de projetos em parceria, visando a disseminação das boas práticas ambientais. A redução da poluição, uso de energia limpa, aprimoramento da gestão ambiental e melhoria  da eficiência energética são alguns dos objetivos do Despoluir. Além disso, o projeto está presente em ações de conscientização da população e em fóruns de discussão que levam o tema ambiental na pauta.

Selo Despoluir

Uma das atividades mais conhecidas do projeto em todo o Paraná está nas mãos de técnicos ambientais com o apoio dos sindicatos associados a FETRANSPAR. Trata-se da aferição da frota dos transportadores do Estado. A adesão é voluntária e ao possuir o veículo aferido, o empresário recebe um selo que comprova que os cuidados com a emissão de gás estão dentro dos limites aceitáveis.

Se verificado o contrário, as empresas participantes são orientadas a tomar medidas para que o problema possa ser resolvido. Desde o início do projeto, milhares aferições foram realizadas em todo o Paraná. Hoje são centenas as empresas e órgãos públicos participantes do programa em todas as regiões do estado.

Conheça também a atuação do Programa Despolulir em âmbito nacional.

 

Top