Veículos movidos a GNV buscam reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera

Veículos movidos a GNV buscam reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera

22 de agosto, 2022

Veículos movidos a gás natural (GNV) produzem entre 70% e 85% menos poluentes que a gasolina e a diesel, além de promoverem uma redução de 10% na emissão de gases de efeito estufa (GEE) em comparação com os caminhões a diesel, conforme estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

Para tornarem suas frotas mais sustentáveis e comprometidas com o meio ambiente, além de diminuir custos, transportadoras estão adquirindo novos veículos em busca desses benefícios. Com uma frota com 280 veículos entre carretas, bitrens e rodotrens, a Jadimo Transporte, já iniciou essa caminhada com um conjunto sider movido a gás.

“Nosso objetivo inicial é ver o custo/benefício do equipamento e entender os custos atribuídos com manutenções. Já estamos acompanhando há cerca de 8 meses a evolução de valores do diesel e GNV para termos uma real posição para decisões futuras de novas aquisições ou veículos serem adaptados para a utilização do GNV como é este caso”, ressalta o gerente comercial e de operações da empresa, Gerson Micheletti.

Ainda de acordo com ele, inicialmente a busca pelo novo equipamento teve foco na inovação e sustentabilidade, e não apenas em uma redução no valor do km rodado. “Isso se confirmou na pratica com um custo de implementação do equipamento muito mais plausível e com uma autonomia que seja dentro das necessidades de nosso cliente e dada a dificuldade de termos postos em estradas para o atendimento de viagens mais longínquas”.

O veículo em teste da empresa possui um sistema híbrido, o qual trabalha com o GNV e diesel em conjunto, o que reflete em um retorno em potência aceitável e possibilita que em caso de uma falta de GNV no veículo, ele possa rodar somente com o diesel não efetivando na parada do equipamento por falta do combustível.

Não só preocupada com o combustível, a Jadimo também desenvolve outras ações na empresa. “Implementamos um sistema de impressão de documentos dentro da cabine do motorista, equipando-o com inversor, papel e uma impressora bluetooth, que conecta com o smartfone do motorista, onde ordens de coleta e documentos imprescindíveis ao transporte são impressos sem a necessidade de deslocamentos para postos de gasolina ou bases de apoio o que resultou em economia de km rodado considerável no ano vigente”, conta o gerente.

Também no quesito sustentabilidade, a empresa investe em placas solares, buscando autonomia na geração de energia, e em empilhadeiras elétricas, as quais contribui para eliminar ainda mais suas emissões de gases.

Você sabia?

O caminhão a GNV, anualmente, oferece redução de 7,6 toneladas de gases causadores do efeito estufa – CO2, metano, óxido nitroso, enxofre, entre outros? Além disso, estima-se um custo de operação 17% menor com o uso de gás natural, quando comparado com veículos a diesel.

Fonte: Informativo Fetranspar/Gheysa Padilha

 

Comente pelo Facebook

Top