Selo Clima Paraná

Selo Clima Paraná

19 de julho, 2017

Para incentiva as indústrias paranaenses a adotarem medidas para a redução de emissões de gases de efeito estufa, desde 2015, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) desenvolve o programa Selo Clima Paraná, que no último mês ganhou mais duas categorias.

Além do selo Clima Paraná (versão original), em que o empresário emitia a Declaração de Emissões Simplificada da sua empresa, agora há também o selo Ouro, que exige que as emissões de CO2 declaradas pela empresa sejam auditadas por um órgão independente; e o selo Ouro Plus, que determina que a empresa comprove que reduziu as emissões de gases na atmosfera.

“O primeiro passo para adquirir o Selo Ouro ou Ouro Plus é calcular a pegada de carbono da empresa a partir da criação de um inventário de emissão de efeito estufa. Cumprida essa etapa, solicitar a auditoria do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, órgão que irá atestar se determinada empresa está dentro requisitos ambientais solicitados”, explica o coordenador de Mudanças Climáticas da SEMA, José Rubel.

Tanto para o Selo Ouro quanto para o Selo Ouro Plus permitem que a empresa amplie em um ano a sua Licença de Operação. Desde a criação do programa, a SEMA já recebeu R$ 3 milhões de declarações, o que corresponde 15% das emissões da indústria paranaense.

Comente pelo Facebook

Top