SEST SENAT - Londrina ganha Simulador de Direção

SEST SENAT - Londrina ganha Simulador de Direção

15 de junho, 2018

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) inauguram na próxima segunda-feira (18), em Londrina, o projeto Simulador de Direção SEST SENAT – Eficiência e Segurança no Trânsito, marcando a ampliação das operações dos primeiros quatro equipamentos pelo Paraná em 2018. Além de Londrina, o projeto também já foi lançado em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Em Curitiba o simulador já está em funcionamento desde 2017.

A intenção do projeto é dar possibilidade de aprimoramento e formação profissional de motoristas, do transporte de cargas e passageiros de maneira gratuita. O projeto é uma ação inovadora do SEST SENAT que coloca tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissional para o transporte. “Queremos dar aos profissionais do transporte de cargas e passageiros, uma ampla possibilidade de executar suas atividades com segurança e qualidade o que é indispensável para o crescimento do setor”, explica Carlos Antônio da Silva Vieira, Presidente do Conselho Regional do Paraná do SEST SENAT.

Utilizar simuladores na capacitação de profissionais habilitados possibilita criar situações que talvez o motorista não tenha passado, mesmo tendo bastante tempo de condução, e proporciona a vivência de inúmeras possibilidades que não seriam possíveis em um treinamento real. A proposta pedagógica dos cursos que utilizarão os simuladores permite acompanhar o desempenho e a evolução dos alunos em tempo real.

O projeto é essencial aos transportadores, já que, quando o motorista dirige de forma mais adequada, tem economia de combustível, menos gastos com manutenção e redução de custos operacionais. Ainda está em consonância com a responsabilidade socioambiental, uma vez que não contribui para a emissão de gases poluentes.

Cursos

As aulas são gratuitas a todos os motoristas do setor de transportes. A sugestão da direção do SEST SENAT é que os empresários disponibilizem algumas horas dos colaboradores para essa capacitação. “Uma alternativa é programar esses cursos para dias que antecedem as férias ou no retorno do colaborador após o descanso. Desta forma a agenda de compromissos pode ser melhor gerenciada e o aproveitamento certamente será melhor”, sugere o presidente. “Com o passar do tempo os empresários sentirão os benefícios sociais e econômicos para o seu negócio”, destaca o supervisor da Regional Paraná do SEST SENAT, Roberto Freitas.

Em Londrina a inauguração já vem trazendo bastante expectativa no setor. “Nossa intenção é atender 500 motoristas ao longo de 2018. Já para o ano que vem, chegar a 700 trabalhadores do transporte de cargas e passageiros (ônibus sendo transporte urbano e rodoviário)”, revela o diretor da unidade do SEST SENAT de Londrina, Jair Vedoia da Silva

Serviço:

18 de maio – 11h45 – Lançamento do Simulador
O SEST SENAT Londrina fica na Rua Santa Terezinha, 1.377, no Bairro Vila Santa Terezinha, próximo ao Boulevard Londrina Shopping e Leroy Merlin.

Fonte: FETRANSPAR Foto: Divulgação SEST SENAT

Comente pelo Facebook

Top