DESPOLUIR – Valor agregado

DESPOLUIR – Valor agregado

18 de agosto, 2017

Em tempos em que a economia brasileira mostra-se instável, nada melhor do que agregar valor as atividades empresariais para colher melhores resultados. Neste sentido, o projeto Despoluir traz inúmeros benefícios aos empresários do setor de transportes, muitas vezes intangíveis. Para entender um pouco mais sobre esses benefícios, conversamos com o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinícius Ladeira, que esclareceu diversos pontos sobre o programa do ponto de vista econômico. Confira:

Lucro

Diversas ações visam aprimorar as atividades dos transportadores. Em cada uma delas o empresário ou autônomo têm a oportunidade de reduzir seus custos e, consequentemente, gerar lucro para sua atividade. A Avaliação Ambiental Veicular, por exemplo, consiste em analisar se a frota de veículos movidos a diesel (ônibus e caminhões) está emitindo poluentes de acordo com o especificado para marca/modelos e/ou motores. O caso negativo significa que o motor está produzindo mais poluentes e consumindo mais combustível desnecessariamente, o que reflete diretamente no custo do transportador. Se levarmos em consideração que 40% do custo total da operação está no combustível, a economia é expressiva. Adicionalmente, o Selo Despoluir, concedido aos veículos aprovados na avaliação ambiental, possui reconhecimento em muitas regiões. Há embarcadores e portos, por exemplo, que aceitam somente a operação de veículos que possuam o referido selo. Desse modo, esse instrumento promove uma redução nos custos, como também novas oportunidades de negócios.

Além da conscientização

Ações como as avaliações veiculares e a disponibilização de conteúdo técnico transformam as práticas adotadas no setor e fomentam a implementação de medidas sustentáveis, trazendo benefícios socioambientais e econômicos. Além disso, por meio da divulgação de materiais informativos e educativos, os transportadores podem acompanhar as constantes mudanças no mercado, entender as inovações tecnológicas e aproveitar as melhores oportunidades para o seu negócio. O Despoluir assume o papel de parceiro nesse sentido, criando condições favoráveis para a adaptação às transições políticas e sociais. O programa também atua ativamente na elaboração de políticas públicas ambientais que impactam o transporte, defendendo os interesses do setor.

Destaques

Existem ações que orientam os transportadores quanto ao gerenciamento das suas atividades e recursos, apontando diversas oportunidades para a redução de custos. É interessante mencionar a série sobre Gestão Hídrica, lançada em 2017, com foco no transporte coletivo rodoviário de passageiros. A série compreende uma sondagem, um manual e um simulador online, que mostram a gestão da água nas garagens de ônibus atualmente, fornecendo um passo a passo para o uso sustentável desse recurso. Esses trabalhos revelam que é possível diminuir significativamente o consumo de água nas garagens, especialmente na lavagem dos veículos, o que resulta em economia na operação.

Emissão de CO2

Por meio da avaliação veicular ambiental promovida pelo Despoluir, o transportador do segmento rodoviário possui controle da emissão de fumaça preta, outro tipo de poluente, distinto do CO2, mas não menos preocupante. Essa fumaça é composta por material particulado, que é um indicador da falta de manutenção adequada nos motores.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FETRANSPAR

 

Comente pelo Facebook

Tags: #Despoluir #MeioAmbiente

Top