Tecpar apresenta soluções para o setor de transportes à Fetranspar

Tecpar apresenta soluções para o setor de transportes à Fetranspar

22 de setembro, 2021

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa, foram recebidos pelo presidente da Federação, coronel Sérgio Malucelli.

As soluções desenvolvidas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) voltadas ao setor de transportes foram apresentadas, nesta terça-feira (21), em uma reunião realizada na Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar). O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa, foram recebidos pelo presidente da Federação, coronel Sérgio Malucelli.

Entre as soluções disponíveis estão a análise de qualidade de combustíveis, a certificação ISO 39001:2015 - normativa internacional que busca reduzir as mortes e lesões graves relacionadas a acidentes de trânsito - além de consultorias técnicas e demais ensaios realizados no complexo laboratorial do Tecpar.

Jorge Callado destacou o comprometimento do Instituto em oferecer soluções para o setor produtivo, e ressaltou a importância de estabelecer uma parceria com a Fetranspar para ampliar o acesso à certificação ISO 39001. “Além de agregar valor aos serviços de transporte rodoviário, ao adotar desta normativa as empresas têm condições de atingir as metas de segurança e responsabilidade social, reduzir os custos por meio da melhoria da eficiência e serem reconhecidas como pioneiras nesta certificação”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar.

O presidente da Fetranspar afirmou que o setor de transporte de cargas rodoviário é bastante dinâmico, atento as tendências e as novas tecnologias e disposto a apoiar iniciativas que possam preservar a qualidade de vida dos profissionais que nele atuam. “As soluções hoje apresentadas pela direção do Tecpar vão ao encontro dessa necessidade e tenho a certeza de que podemos firmar boas parcerias que possam ser produtivas a todos”, afirmou Malucelli, que também preside o Conselho Regional do SEST SENAT no Paraná.  

Certificação

O Tecpar Certificação é a divisão do instituto responsável pela certificação de produtos e sistemas em todo o Brasil. A unidade foi responsável por conceder as duas primeiras certificações do sistema de gestão de segurança viária do país (ISO 9001/2015) e a primeira para uma transportadora do estado de São Paulo.

IS0 9001

A norma ISO 39001:2015 é aplicável a qualquer organização pública ou privada envolvida na gestão de veículos, infraestrutura de transportes ou que podem influenciar o tráfego gerado por suas atividades. O Sistema de Gestão de Segurança Viária pode proteger não só a segurança dos funcionários, mas também de clientes, usuários ou partes interessadas.

Na área financeira, os benefícios vêm da redução dos custos de reparo dos danos causados à frota, diminuição do número de pedidos de indenização e prêmios de seguro. Durante a auditoria, são itens possíveis de verificação, por exemplo, a orientação para que os condutores trafeguem dentro dos limites de velocidade e o planejamento do trajeto para garantir rotas, velocidades e horas de condução mais apropriadas.

Combustíveis

O Tecpar também conta com um laboratório de combustíveis, lubrificantes e gás natural, onde são feitos ensaios que analisam a composição e a qualidade de biocombustíveis e suas matérias-primas e de derivados de petróleo, de acordo com as normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP). O Instituto também faz a avaliação de conformidade e controle de qualidade de combustíveis, biocombustíveis e outros fluídos em geral.

Fonte: Tecpar Foto: Divulgação

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top