Safra recorde e transporte de cargas eficiente

Safra recorde e transporte de cargas eficiente

15 de maio, 2020

O último mês de abril foi marcado por números recordes registrados no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, o que recebeu 58.499 caminhões, superando em mais de três mil veículos o recorde anterior de 55.835, registrado em março deste ano. Mesmo em tempo de pandemia, o Porto de Paranaguá opera ultrapassando metas e mantendo o cuidado com a saúde dos trabalhadores, em especial dos motoristas que passam pelo local.

A movimentação se dá em virtude da supersafra, somada a quase dois meses sem chuvas significativas, o que faz o fluxo de embarque de grãos ser ainda mais intenso.

“A passagem de quase 59.000 caminhões pelo Pátio de Triagem de Paranaguá em abril, demonstra a força da safra colhida, da logística e da Portos do Paraná para receber adequadamente o veículos e motoristas, com respeito e segurança”, afirma o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Para o presidente da FETRANSPAR, Coronel Sérgio Malucelli, um outro fator se soma a esse êxito “Tão importante quanto ter eficiência na produção e na colheita é ter um sistema logístico capaz de escoar os produtos do agronegócio, tanto para o mercado interno quanto para o externo. Neste sentido o setor de transporte de cargas do Estado do Paraná deu um excelente exemplo de eficiência, mesmo em meio a pandemia”, destaca.

Para manter o setor movimentando sem que houvesse prejuízos, trabalhos intensos foram realizados em diferentes pontas. “Foi primordial o trabalho de convencimento de que o setor de transporte de cargas é um serviço essencial para a sociedade, seja em períodos de pandemia, seja em qualquer outro momento e os números do porto paranaense mostram essa grande força que impacta positivamente, quando se trabalha em harmonia com diferentes setores”, analisa o presidente da FETRANSPAR.

O Porto de Paranaguá afirma que o número deste ano demonstra um movimento 20% maior do que a média mensal registrada na última década. Já considerando os quatro primeiros meses de 2020, o número de caminhões recebido no pátio chega a 175.280 e já representa 44% do total recebido durante todo o ano de 2019 (394.674 caminhões).

Para Gilmar Francener, chefe da Divisão de Silos (DISILO) da Portos do Paraná, o momento consolida a eficiência do Porto de Paranaguá. “São mais de 2.000 caminhões que passam pelo local por dia. Isso significa que um a dois caminhões tem que sair do pátio sentido aos embarques graneleiros por minuto”, diz ele. “É o pico da safra. Estamos batendo recorde e atendendo os caminhoneiros na questão da saúde, vacinação, doação de alimentos, kits de higiene. Tudo isso sem provocar filas”.

Ele observa que quando o fluxo é pesado e contínuo, qualquer problema na via gera congestionamento: caminhão quebrado, motorista que sai da rota definida, bloqueio por vagões das passagens de níveis, filas desorganizadas, semáforos não sincronizados.

Segundo Francener, a Portos do Paraná está atenta a esse fluxo e, constantemente, busca, junto aos terminais (operadores), maneiras de reduzir os impactos desse movimento intenso para a cidade.

Apoio aos motoristas

Desde dia 14 de março os caminhoneiros que descarregam grãos no Porto de Paranaguá também recebem um kit alimentação. A iniciativa do Governo do Estado é uma forma de ajudar os motoristas, que enfrentam dificuldades em encontrar restaurantes abertos devido à pandemia do coronavírus.

Estão sendo distribuídos 55 mil kits, contendo um quilo de arroz, um quilo de feijão, um litro de óleo e uma dúzia de ovos.

Através do Sistema Sest/Senat, também já foram distribuídos mais de 3.000 kits higiene. Empresas e sindicatos também colaboram, oferecendo lanches em ação que reuniu a Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (Atexp), Associação dos Operadores Portuários do Corredor de Exportação (Aocep), AGTL, Bunge, Cargill, CentroSul, Cimbessul, Coamo, Cotriguaçu, Interalli, Louis Dreyfus, Pasa e Rocha.

Foto: Divulgação

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top