Região Oeste do Paraná ganha nova unidade do SEST SENAT

Região Oeste do Paraná ganha nova unidade do SEST SENAT

28 de maio, 2021

A Região Oeste do Paraná ganhou nesta quinta-feira (27/05), uma nova unidade do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) situada na cidade de Cascavel. O valor total de investimento é de R$ 13,7 milhões. A capacidade é de 53 mil atendimentos ao ano. A cerimônia prestigiada por representantes governamentais, setoriais, empresários da região e colaboradores da unidade e seguiu todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde.

A nova estrutura, mais ampla, moderna e eficiente, vai oferecer novos serviços. Entre eles, estão: o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica; atendimentos de psicologia; atendimentos de nutrição; além da ampliação dos serviços de odontologia e fisioterapia que já eram disponibilizados na antiga unidade. Todos os serviços são gratuitos para os trabalhadores do transporte das empresas contribuinte e transportadores autônomos também contribuintes. A comunidade local também pode usufruir dos serviços.  

“A unidade do SEST SENAT de Cascavel foi ampliada e modernizada, indo ao encontro do trabalhador e do empresário do transporte da Região Oeste paranaense. Temos o maior orgulho de entregar essa estrutura que também estará disponível para os familiares dos profissionais. É qualidade de vida é atualização profissional. É o desenvolvimento contínuo do setor de transporte do Estado do Paraná”, comemorou Coronel Sérgio Malucelli, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná – FETRANSPAR e do Conselho Regional do Sest Senat Paraná.  

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, explica que, com a inauguração da unidade de Cascavel, o SEST SENAT reforça seu compromisso de contribuir com o desenvolvimento do transporte no país. “Onde tem mercado transportador, tem SEST SENAT. A nova unidade permite ampliar a eficiência das empresas de transporte no Paraná. Temos a convicção de que a capacitação profissional aliada à qualidade de vida, oferecida pelos nossos serviços de saúde, é capaz disso. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e contribuindo para o aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte da região”, afirma.

A região Oeste do Paraná é estratégica para a economia do Paraná. Seu capital empresarial emprega milhares de pessoas em diferentes setores, incluindo o de transporte de cargas rodoviário e passageiros.
Diferentes autoridades presentes também falaram durante o evento de inauguração. Confira trechos de alguns dos trechos:  

Secretário do Planejamento e Projetos Estruturais do Paraná - Valdemar Bernardo Jorge:

“Este corredor que temos no Oeste do Paraná, um corredor de produção e de escoamento é muito importante. Os caminhoneiros passam boa parte da vida dentro de uma cabine merecem todo o cuidado. Esta obra, em Cascavel, é essencial. Temos que nos preocupar com a saúde, as condições dos profissionais desta categoria. Também temos preocupação com a qualidade das estradas, preço do pedágio entre outros, mas acima de tudo com a qualidade de vida do motorista”, destaca o Secretário.

Vice-Prefeito de Cascavel – Renato Silva:

“Primeiro desenvolvimento, uma obra maravilhosa que gera recurso, riqueza e principalmente treinar profissionais. Estamos felizes que uma unidade como esta está localizada em Cascavel.  Com certeza só vem contribuir com o avanço do setor dos trabalhadores do transporte”, acrescenta Silva.

Presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de Cascavel e região Oeste - Jeová Pereira  

“Esta unidade foi um pedido antigo de toda categoria, há muito tempo nós aguardávamos por este espaço moderno e com qualidade. É muito importante para a categoria e para o próprio Município que também terá atendimento no espaço. Chegou em momento excelente principalmente para nós caminhoneiros”, afirma Pereira.

Estrutura

A nova estrutura tem 1.826,70 m² de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; e um laboratório de informática, com capacidade para 18 alunos.

Na área de saúde está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios. A unidade também oferece um centro de eventos e uma quadra de areia para a prática de atividades esportivas e de exercícios que integram o tratamento de fisioterapia. A construção do espaço é resultado de uma parceria entre o Sintropar e FETRANSPAR, visando agregar a qualidade de vida do Transportador.

“Temos um setor bastante atuante aqui na região. Este espaço para a prática esportiva é fruto de uma decisão focada no incentivo para que o profissional também possa ter momentos de lazer, pratique exercícios, bem como para àqueles que precisam de apoio em eventual recuperação, possam usufruir de um local a mais como alternativa para exercícios em prol de sua recuperação física”, diz o presidente do Sintropar, Antonio Ruyz.

Homenagem

A unidade recebe o nome de Otto dos Reis, empresário do setor de transporte e voz ativa na defesa da atividade no estado do Paraná.

Expansão

A unidade de Cascavel é a segunda ser inaugurada em 2021. Ela integra o plano de expansão e melhoria da rede física do SEST SENAT em todo o Brasil, que, desde 2017, já inaugurou 31 novas estruturas. A ampliação das unidades permite ao SEST SENAT oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.

O SEST SENAT mantém 12 unidades em funcionamento no Paraná. Em todo o país, são 156 unidades.

Confira galeria de imagens

Fotos: Rony Fotografias

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top