Mobilização pelo Emprego e Produtividade para Todos

Mobilização pelo Emprego e Produtividade para Todos

13 de junho, 2019

Governo Federal, Estadual e setor produtivo paranaense realizam encontro focado no incentivo ao emprego
O grupo que integra as principais entidades representativas do setor produtivo paranaense – G7, do qual a FETRANSPAR é integrante, realizou encontros nesta quarta e quinta-feira em Curitiba. Uma das pautas em evidência foi o emprego. Durante esta manhã, ocorreu o lançamento do programa ‘Mobilização pelo Emprego e Produtividade para Todos’, uma iniciativa do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), realizada em parceria com os governos estaduais e o Sebrae.

O evento ocorreu no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, e foi promovido com apoio do G7. “O setor produtivo paranaense emprega milhares de pessoas como um todo, somente no transporte de cargas, são mais de 300 mil pessoas, ligadas a  perto de 20 mil empresas, compondo quase 7% do PIB estadual. Embora esses números sejam expressivos, precisamos de incentivos que ajudem a expansão do setor e o programa lançado vai ao encontro desse anseio”, disse o presidente da FETRANSPAR Sérgio Malucelli, que participou do evento.

Outro setor que tem expressiva presença na economia paranaense é o de cooperativas. O presidente do Sistema Ocepar e coordenador do G7, José Roberto Ricken, fez um pronunciamento, lembrando que o cooperativismo paranaense, que congrega 215 cooperativas e alcançou faturamento de R$ 83,7 bilhões em 2018, emprega diretamente mais de 100 mil pessoas no Estado, todas com carteira assinada. “São poucos os segmentos que conseguem obter um resultado tão expressivo”, frisou. Ele também destacou a importância de ações voltadas à abertura de novos postos de trabalho em todo o país.

Presenças

O evento teve ainda a presença do Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Alexandre da Costa; do governador do Paraná, Ratinho Junior, e do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. O Paraná foi o terceiro estado em que o programa foi lançado. O objetivo da iniciativa, que vai percorrer todas as unidades da federação, é mapear os entraves que prejudicam o desenvolvimento da economia local e apresentar soluções em prol da competitividade.

Web aplicativo

Na ocasião, também foi lançado o web aplicativo Mobiliza Brasil. Por esse canal, os empresários podem sugerir melhorias para o ambiente de negócios de sua localidade. A ferramenta permite reunir sugestões e organizar dados que servirão de subsídios para a elaboração de políticas públicas. Ela já está disponível (mobilizabrasil.economia.gov.br) e, desde o dia 3 de maio, quando foi ao ar, já recebeu mais de 10 mil participações.

Sobre o G7

Fazem parte do G7, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e Associação Comercial do Paraná (ACP).
Fonte: Sistema Ocepar e Comunicação FETRANSPAR

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top