Isenção de tarifa de pedágio sobre eixos vazios precisa de baixa em documento, alerta Receita Estadual
29 de outubro, 2025
Os motoristas de veículos de carga precisam dar baixa no chamado Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), que é feito via aplicativo
A Receita Estadual do Paraná fez um alerta sobre a isenção da tarifa de pedágio sobre eixos suspensos vazios. Os motoristas de veículos de carga precisam dar baixa no chamado Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), que é feito via aplicativo.
O MDF-e é um documento em que constam informações sobre o transporte de uma carga, como notas fiscais, o veículo utilizado e o motorista responsável pela operação.
De acordo com a Receita Estadual, o alerta foi feito após relatos de problemas enfrentados por motoristas na última semana. Por não terem dado baixa no documento, a isenção não foi validada.
Como dar baixa no Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais
A baixa no Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), que garante a isenção para eixos vazios, é feita pelo aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), disponível para download em lojas de aplicativo.
É necessário login com dados pessoais, ir até a seção destinada aos Transportes Abertos e procurar o MDF-e correspondente à viagem. Depois disso, deve ser certificado se o descarregamento foi concluído, e tocar na opção “Encerrar MDF-e”, com preenchimento dos dados solicitados com cidade e estado do encerramento.
Fonte e Foto: CBN
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais

