DESPOLUIR - Responsabilidade Ambiental

DESPOLUIR - Responsabilidade Ambiental

27 de abril, 2018

O setor do transporte de cargas por mais que proporcione uma infinidade de benefícios para a sociedade, também acaba gerando impactos ambientais significativos, caso não sejam tomados os cuidados necessários para preservar a atmosfera (emissão de gases); sonora (ruídos dos motores); hídrica (contaminação da água por lubrificantes, combustíveis e materiais de limpeza) ou do solo (pelos mesmos contaminantes da água, além de resíduos das atividades administrativas e de manutenção).

Conforme informações dos técnicos ambientais do Programa Despoluir no Paraná, durante o dia a dia das aferições são várias as situações encontradas como, por exemplo, veículos com furo no escapamento antes do catalizador o que acaba provocando poluentes acima do permitido; sistema de ar condicionado em mau funcionamento, o que também contribui para uma maior emissão de poluentes; e descarte e uso irregular do Arla.

No entanto, simples atitudes como a troca de filtros (ar e combustível) sempre nas datas estabelecidas pelas montadoras já mostra o cuidado da empresa e do motorista com o Meio Ambiente.

Assim como a manutenção periódica dos itens de segurança e o acompanhamento dos veículos devem ser prioridade, já que os equipamentos que consomem mais, são os mesmos que estão queimando mais diesel e consequentemente poluindo o Meio Ambiente.

Para a coordenadora do Despoluir Paraná, Solange Caumo Silva, quando uma empresa está alinhada às normas ambientais, ela obtém processos mais eficientes, com melhores resultados e com economia de recursos. “Além de contribuir ainda para a melhor qualidade de vida de colaboradores, da comunidade, dos clientes e dos fornecedores”, avalia a coordenadora.

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2020
Top