DESPOLUIR - Frota renovada

DESPOLUIR - Frota renovada

11 de julho, 2018

O Programa Ambiental do Transporte Despoluir, recentemente, recebeu quatro carros novos, modelo Hyundai HB20, equipados com ar condicionado, vidro elétrico, direção hidráulica, entre outros itens de série. A frota foi renovada para proporcionar melhor segurança e agilidade no dia a dia dos atendimentos dos técnicos ambientais.

Neste primeiro momento, as regiões contempladas são Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel e Maringá. Francisco Beltrão deve receber o veículo ainda neste segundo semestre.

O programa

Criado em 2007 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo SEST SENAT, o Despoluir tem o objetivo de promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos e sociedade em ações de conservação do meio ambiente.

A partir das avaliações veiculares realizadas pelos técnicos ambientais, é possível promover a redução da emissão de poluentes.

No Paraná, são cinco profissionais, cada um com um tacômetro, que confere a rotação do motor, e um opacímetro, que mede o índice de poluentes.

Para os associados da FETRANSPAR o atendimento é gratuito, basta solicitar o agendamento prévio, pois para realizar a Avaliação Veicular Ambiental, além dos equipamentos é necessária uma estrutura adequada.

Como funciona

A aferição do veículo é feita com base nas normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelecem os critérios e os procedimentos para medição da opacidade dos gases de escapamento para as diferentes categorias de veículos automotores, nacionais e importados.

Além de avaliar os veículos, os técnicos do Despoluir também orientam sobre outras situações como: procedimentos para preservação da qualidade do combustível durante o recebimento, armazenamento, drenagem dos tanques e rotina padrão de abastecimento; importância da manutenção preventiva, do uso racional de combustível e lubrifi cantes, bem como o descarte correto de óleos, pneus, baterias, peças, filtros usados; meio ambiente e condução econômica.

Selo Despoluir

O veículo que estiver dentro dos padrões de emissão de poluentes recebe o Selo Despoluir, que tem validade de seis meses.

Serviço: Empresas interessadas em participar do Programa Despoluir podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 3333-2900.

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top