Despoluir celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

Despoluir celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

05 de junho, 2019

Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano, a data traz como tema central algo que é bastante sensível ao setor de transporte: a poluição do ar. No momento em que o mundo busca alternativas sustentáveis de crescimento, o transporte, atividade fundamental para o desenvolvimento de qualquer país, assume sua responsabilidade em favor da qualidade de vida e do meio ambiente. Assim, a CNT e o SEST SENAT desenvolvem diversas ações em prol da sustentabilidade.

O Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética oferece cursos que ensinam os motoristas a dirigirem de maneira mais eficiente. “As técnicas apresentadas nos treinamentos contribuem para reduzir o consumo de combustível e o desgaste dos veículos. Dessa forma, além de diminuir o impacto ambiental do setor, é possível elevar a produtividade e reduzir custos operacionais do transporte”, explica a diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.  Com a redução do impacto ambiental, destaca a diretora, também se garante mais saúde aos motoristas que estão diariamente expostos à poluição.

Na modalidade presencial, estão disponíveis os cursos Motorista de Transporte de Cargas SmartDriver; Motorista de Transporte de Passageiros SmartDriver; e Inclusão Digital. Eles são gratuitos para trabalhadores do transporte. Já na modalidade a distância, o curso Gestão de combustível – Fuel Management está disponível para qualquer pessoa gratuitamente. Todos eles têm certificação internacional a partir de acordo internacional de cooperação técnica firmado pela CNT e pelo SEST SENAT com o NRCan (Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e com o ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo).

Outra linha de ação é o Despoluir ­– Programa Ambiental do Transporte, que já atua há 12 anos promovendo boas práticas de responsabilidade socioambiental no setor. “Temos várias iniciativas voltadas à redução das emissões de poluentes por veículos rodoviários, ao uso de tecnologias e energias limpas, à adoção da gestão ambiental no transporte e à capacitação continuada de caminhoneiros, taxistas e trabalhadores do setor, além da melhoria das condições de saúde desses profissionais”, ressalta o diretor-executivo da CNT, Bruno Batista.

A ação de maior destaque é a Avaliação Veicular Ambiental, que visa melhorar a qualidade do ar, especialmente em áreas urbanas, diminuir a exposição dos transportadores a substâncias nocivas e estimular o uso racional de combustíveis. No total, cerca de 49 mil transportadores já foram atendidos. Desde 2007, mais de 2,5 milhões de avaliações veiculares já foram realizadas.

Ações pelo Brasil

Diversas ações estão sendo realizadas em todo o país no Dia Mundial do Meio Ambiente. A Fetranspar promove a ação Transporte Consciente, Motorista Saudável, no Pool de Combustível de Maringá. Além de avaliações veiculares ambientais e orientações sobre prevenção de acidentes do SEST SENAT, houve um trabalho de conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento de pessoas que sofrem acidentes envolvendo a face (Crefono / Unicesumar), atendimentos nas áreas de Enfermagem, Nutrição e Odontologia (Uningá) e corte de cabelo (Hortiz Fashion).

A ação contou ainda com a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marco Antonio Lopes Azevedo e orientações e atividades de educação ambiental – SEMA – (distribuição de mudas) e de trânsito – SEMOB – (teste simulador de embriaguez).

O governo do Brasil e a ONU Meio Ambiente também promovem evento para celebrar a data e vão lançar a Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar e a campanha “Respire Vida no Brasil”. O objetivo é mobilizar as cidades e indivíduos para proteger a saúde do planeta dos efeitos nocivos provocados pela contaminação do ar.

Outra ação de destaque, em parceria com a NTU (Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos), é a campanha “Deixe o carro em casa = Deixe a poluição em casa”, durante todo o mês de junho.  A ideia é estimular, por meio de cartazes e banners em ônibus de todo o Brasil, a reflexão sobre o que cada cidadão pode fazer para reduzir a poluição do ar estimulando, ao mesmo tempo, o uso do transporte coletivo para deslocamentos nas cidades.

Confira galeria de imagens

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top