CONET traz importantes discussões que envolvem o setor de transportes

CONET traz importantes discussões que envolvem o setor de transportes

17 de janeiro, 2020

Representantes do Executivo e Legislativo paranaense estão sendo convidados a prestigiar o evento que acontece no próximo mês

Os presidentes da Fetranspar – Coronel Sérgio Malucelli e da da NTC&Logística, Francisco Pelucio, cumpriram uma série de agendas no Estado do Paraná na última quarta-feira (15). Visitaram a Secretaria de Infraestrutura e Logística, Sicredi e foram recebidos pelo vice-governador do Estado, Darci Piana, pelo prefeito de Curitiba Rafael Greca e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira.

Na pauta desses encontros, os líderes do setor de transporte expuseram a relevância da realização do Conet na cidade de Curitiba no próximo mês de fevereiro (06 e 07) e reforçaram a importância da participação de suas instituições durante as atividades do encontro.

“O governo do Paraná se sente honrado em sediar o Conet 2020. Nosso estado, geograficamente falando, está situado em uma região estratégica para o transporte de todos os modais a nível Brasil e América Latina. Milhares de empresas são responsáveis pelo transporte que aqui circula e outras milhares de pessoas são empregadas pelo setor. Discutir tendências e pautas latentes ao transporte de cargas em nossa casa certamente será produtivo para o setor e para os negócios do Paraná”, destacou o Vice-Governador ao receber o convite do evento em mãos.

“Estou honrado em receber esse evento em Curitiba, que será o centro das discussões no Brasil das novas tecnologias na área de mobilidade e transporte”, disse o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Coronel Malucelli explicou nos encontros que o   CONET&Intersindical é um evento de extrema importância para o setor de transporte de cargas. “Não medimos esforços para trazer essa edição ao Paraná, pois o Estado tem um setor atuante na esfera nacional, e certamente os empresários participantes poderão contribuir de maneira ímpar nas discussões postas à mesa”. També destacou o presidente que “Curitiba é uma cidade que inspira empreendedorismo e sempre está à frente quando o assunto é transporte e mobilidade urbana, por isso foi escolhida como sede”.

CONET

Realizado há quase 50 anos pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística, o Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado – CONET&Intersindical reúne empresários e lideranças do setor para debates, análises e divulgações de estudos. Com duas edições anuais, o encontro é dividido em dois eventos tradicionais: o CONET, voltado para a discussão empresarial de custos, em que o DECOPE da NTC&Logística apresenta as pesquisas de mercado e apontam os direcionamentos relacionados ao frete e a INTERSINDICAL, que discute e busca soluções para os assuntos mais relevantes do setor.

Criado com o objetivo de ser itinerante, percorrendo o Brasil debatendo e apresentando temas do segmento do transporte rodoviário de cargas (TRC) para os empresários do setor, o CONET&Intersindical já passou por diversas cidades brasileiras, como Bento Gonçalves, Fortaleza, João Pessoa, São Luís, Vitória, Natal, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Rio Quente. Agora, em sua primeira edição de 2020, o CONET aterrissa em Curitiba, capital do Paraná, estado que ocupa a 2ª posição no ranking do transporte brasileiro e possui mais de 12 mil transportadoras que, entre 2010 e 2015, foram responsáveis pela geração de R$ 27,1 bilhões em receita na região.

Atualmente, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística congrega cerca de 4.000 empresas de transporte associadas direta e indiretamente e mais de 50 entidades patronais. Além de uma gama de fornecedores e embarcadores em todo o Brasil, representa um universo de 10.500 empresas que operam uma frota superior a 1 milhão de caminhões e criam mais de 4 milhões de postos de trabalho.

Para Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística, “o primeiro CONET do ano é de fundamental importância para o TRC, pois é ali que serão discutidos os assuntos que serão pauta durante todo o ano, dando uma diretriz de qual caminho o setor seguirá em 2020”.

Programação (preliminar)

No primeiro dia de evento, a palestra “A Lei de Abuso de Autoridade e suas Consequências no TRC” será apresentada pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ)  Nefi Cordeiro, além do Relatório de Providências CONET/2019 pela Assessora Jurídica da NTC, Gildete Menezes e a divulgação dos estudos do Índice de Variação do INCT – Índice Nacional de Custos do Transportes, Defasagem dos Fretes e Tendências – NTC/ANTT, Piso Mínimo de Frete e Recuperação Tarifária apresento por Lauro Valdívia,  Assessor Técnico da entidade.

Já na Intersindical, o presidente do SETCESP Tayguara Helou falará sobre o assunto “Renovação de frota: plano de retirada de veículos irregulares” e apresentará o projeto “Logística sem papel”. Assuntos como as reformas trabalhistas e sindicais, será apresentado por Narciso Figueirôa Jr., Assessor Jurídico da NTC e o cenário macroeconômico e infraestrutura do transporte, também serão debatidos durante o evento.

O CONET&Intersindical edição Curitiba é uma realização da NTC&Logística, conta com apoio da SEGUIPAR, SETCAMAR, SETCEPAR, SETCGUAR, SETCSUPAR, SINDIFOZ, SINDIPONTA, SINDIVALE, SINTRATOL e SINTROPAR, além da FETRANSPAR como entidade anfitriã e da CNT/ SEST SENAT/ ITL como apoiadores institucionais.

Serviço:

Local: Four Points By Sheraton – Curitiba/PR 

Endereço: Av. Sete de Setembro, 4211 - Batel                                                                                                 

Data: 6 e 7 de fevereiro de 2020 

Faça sua inscrição

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2020
Top