390 mil motoristas precisam de exame toxicológico no estado

390 mil motoristas precisam de exame toxicológico no estado

27 de novembro, 2023

A Associação Brasileira de Toxicologia (ABTOX) afirmou que 390 mil motoristas do Paraná ainda não fizeram o exame toxicológico, que é obrigatório para quem tem carteira de habilitação nas categorias C, D e E.

O número, segundo a associação, representa 8,7% do total do Brasil, que tem 4,5 milhões de condutores que precisam ser examinados.

O exame voltou a ser obrigatório desde o dia 20 de junho, quando uma nova lei alterou o Código Brasileiro de Trânsito. Até então, os motoristas com os exames atrasados eram isentos da multa de R$ 1.467.

Segundo a legislação, quem não fizer o exame toxicológico comete infração gravíssima, recebendo 7 pontos na CNH. Se houver reincidência em 12 meses, a pena é a suspensão do direito de dirigir por três meses.
O prazo para regularização vai até 28 de dezembro.

De acordo com a Associação Brasileira de Toxicologia, o exame identifica o uso de substâncias psicoativas, como drogas, e estimulantes químicos. Os resultados são encaminhados pelas clínicas credenciadas para os Departamentos de Trânsito (Detrans) dos estados.

Fonte e Foto: G1 Paraná

 

 

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top