Selo Clima Paraná é aprimorado

Selo Clima Paraná é aprimorado

22 de junho, 2017

Selo Clima Paraná é aprimorado

O presidente da FETRANSPAR, Sérgio Malucelli, e a coordenadora do Despoluir Paraná, Solange Caumo Silva acompanharam, na segunda-feira (19), a assinatura do Plano Estadual de Controle da Poluição do Ar e de Proteção da Atmosfera junto a governadora em exercício Cida Borghetti. Durante a solenidade, também foi assinada a resolução da Secretaria de Meio Ambiente para aprimorar o programa Selo Clima Paraná, que incentiva as indústrias a adotarem medidas para a redução e controle de gases atmosféricos.

O programa, lançado em 2015, passa a ter três categorias: selo Clima Paraná, selo Ouro, que exige que as emissões de CO2 declaradas pela empresa sejam auditadas por um órgão independente, e o selo Ouro Plus, que determina a redução das emissões de gases na atmosfera. Desde sua criação a Secretaria do Meio Ambiente recebeu 3 milhões de declarações, o que corresponde 15% das emissões da indústria paranaense.

O presidente da FETRANSPAR, Sérgio Malucelli, e a coordenadora do Despoluir Paraná, Solange Caumo Silva acompanhados do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti. Foto: Orlando Kissner/ANPr

Selo Despoluir

Durante a oportunidade, também foi apresentado a governadora em exercício Cida Borghetti e ao secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, o Selo Despoluir da FETRANSPAR, o qual atesta que veículos pesados estão dentro das normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelecem os critérios e os procedimentos para medição da opacidade dos gases de escapamento para as diferentes categorias de veículos automotores, nacionais e importados.

“Assim como estamos buscando parceria com a prefeitura de Curitiba, também queremos ampliar a nossa parceria com o governo do Estado em prol da redução da emissão de poluentes”, comenta a coordenadora do Despoluir Paraná, Solange Caumo Silva.

Em dez anos de existência do programa Despoluir, implantado no Estado em 2007, já foram vistoriados 68 mil caminhões no Paraná. Além de educativo, o programa tem o foco na prevenção e cuidado com o Meio Ambiente. Os veículos aferidos no Despoluir recebem o selo, que tem validade de quatro meses.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FETRANSPAR, com informações AE

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top