Qual a hora certa de trocar os pneus de carga

Qual a hora certa de trocar os pneus de carga

23 de maio, 2022

Você reconhece os sinais de que está na hora de trocar os pneus de carga? A recomendação inicial é sempre a manutenção preventiva que ajuda o caminhoneiro a saber a hora certa de substituir cada componente do caminhão para evitar imprevistos desagradáveis ao longo do caminho. No caso dos pneus, o segundo passo é verificar os indicadores de desgaste identificados com as letras TWI ou com o desenho de um triângulo. Quando a profundidade de sulco atinge o limite máximo permitido por lei, de 1,6 milímetro, faixas transversais tornam-se visíveis indicando que os pneus devem ser removidos de serviços para recapagem, sem comprometer a segurança. Ao atingir esse nível de desgaste, o pneu é considerado “careca” e deve ser substituído rapidamente.

Retirar os pneus no momento certo, garante a segurança do condutor, de terceiros e da própria carga. Definir a hora o tempo exato da vida útil de um pneu é uma tarefa difícil, já que fatores como intensidade de uso, rotas utilizadas, condição climática e manutenção fazem toda a diferença. Por isso é muito importante estar atento a cada sinal.

E é importante ressaltar que de acordo com o estado de conservação da carcaça, o pneu pode ser reformado mais de uma vez, e que em alguns segmentos é possível recapá-lo duas ou três vezes. Além disso, preserva a carcaça para obtenção de uma boa recapagem e, consequentemente, a redução nos custos por quilômetros rodados (CPK). Dependendo da severidade do tipo de serviço, é recomendável que o pneu seja retirado com uma profundidade maior, de 4 a 6 milímetros.

Desgaste Irregular

O desgaste irregular do pneu provoca a retirada prematura de serviço. Com isto, perde-se parte do potencial de quilometragem do mesmo, acarretando um aumento de custo por quilômetro rodado. Este desgaste geralmente provém de fatores como: desalinhamento de direção, folgas na suspensão, peças desgastadas, pressão de ar incorreta e sobrecarga.

Envelhecimento dos pneus

A partir da data de fabricação, os pneus possuem validade de cinco anos. Para verificar a data em que o pneu foi feito, procure na lateral, quatro números que, normalmente, ficam perto da palavra “DOT”. Os dois primeiros dígitos são a semana de fabricação e os dois últimos, o ano. Por exemplo: Y1RT OAEW2618 – fabricado na (26) vigésima sexta semana, (18) no ano de 2018. Os pneus fabricados há mais de cinco anos requerem verificação periódica pelo condutor. Ao identificar sinais de rachaduras, ressecamentos ou bolhas, o pneu deve ser removido de serviço imediatamente.

Furos visíveis

Os furos são causados por objetos cortantes que penetram na borracha e atingem a carcaça do pneu (lonas). É recomendado que o conserto seja feito de forma que evite a entrada de água e possível contaminação/oxidação das lonas/cintas da carcaça. Ao não fazer o conserto correto, o pneu pode apresentar separação entre componentes, gerando a necessidade de remoção prematura de serviço.

Inchaços ou bolhas

Geralmente, bolhas ou vergões na lateral do pneu são causados pelo rompimento de cordonéis da carcaça, em função de impactos ou avarias provocadas por buracos ou compressões laterais. A recomendação é removê-lo para análise do dano e possível reparo ou conserto.

Fonte:  Truck Center Ribeirão Preto da DPaschoal Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top