Prefeito discute parcerias para redução de gases poluentes em Curitiba

Prefeito discute parcerias para redução de gases poluentes em Curitiba

12 de maio, 2017

Prefeito discute parcerias para redução de gases poluentes em Curitiba

O prefeito Rafael Greca recebeu, na tarde desta quinta-feira (11/05), o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e do SEST SENAT Paraná, Sérgio Luiz Malucelli. Na reunião foram discutidas parcerias para redução de gases poluentes na atmosfera.

Foram apresentadas ao prefeito Rafael Greca as ações do programa ambiental Despoluir da Fetranspar, que avalia os motores de veículos a diesel com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes. “A Alemanha em 2030 não permitirá motores à combustão, nem a diesel, nem a gasolina. Os carros com escapamento vão se tornar peças de museu”, disse o prefeito Rafael Greca.

O prefeito também lembrou que Curitiba já adota medidas para diminuir a emissão de poluentes no meio ambiente. “Um médico oncologista pode falar sobre isso, mas na proporção em que o ar fica mais puro diminui a incidência de câncer na população, por isso que Curitiba já está apostando nos motores de ônibus híbridos e por isso que o prefeito já usa um carro japonês elétrico a bateria. É para criar consciência num novo mundo”, disse Greca.

Programa

O presidente da Fetranspar, Sérgio Malucelli, explicou que o programa Despoluir completa 10 anos de existência em 2017 e já vistoriou 68 mil caminhões no Paraná. “É um programa educativo e preventivo e queremos que a Prefeitura apoie, sem nenhum custo. Veículos à diesel da Prefeitura ou de fornecedores podem ser aferidos pelo programa”, disse Malucelli.

A aferição dos veículos pelo programa Despoluir é feita com base nas normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelecem os critérios e os procedimentos para medição da opacidade dos gases de escapamento para as diferentes categorias de veículos automotores, nacionais e importados.

“Além de autorizar o apoio da Prefeitura ao programa, pedi que a Fetranspar estenda este programa para as Linhas do Conhecimento, que é o contraturno escolar da Prefeitura. Para que as crianças das escolas municipais tenham esta consciência ambiental”, definiu o prefeito Rafael Greca.

Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, e a coordenadora do programa Despoluir, Solange Caumo Silva.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top