Porto de Paranaguá tem novo sistema de agendamentos para descarga de caminhões

Porto de Paranaguá tem novo sistema de agendamentos para descarga de caminhões

27 de março, 2017

Porto de Paranaguá tem novo sistema de agendamentos para descarga de caminhões

Com o objetivo de melhorar o fluxo dos caminhões que chegam a Paranaguá com grãos para exportação da safra, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina incrementou o sistema de agendamento de descarga de caminhões. A partir desta safra, o descarregamento é agendado com data e hora para acontecer, possibilitando melhor planejamento para caminhoneiros, exportadores, terminais e porto.

O sistema vai permitir que o fluxo seja mais ordenado e bem distribuído ao longo das 24 horas do dia e dos sete dias da semana, eliminando os períodos ociosos de descarga, evitando o acúmulo de veículos nas vias de acesso aos terminais e dando mais segurança aos caminhoneiros.

“Esta safra deverá ter volume recorde e com um agendamento mais preciso dos caminhões, evitamos alguns problemas que podem acontecer no pico do tráfego de veículos que trazem grãos”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

AGENDAMENTOS – Agora, ao fazer o cadastramento do caminhão que trará os grãos ao porto, o transportador deverá indicar o dia e o horário da chegada do veículo, com uma margem de seis horas para mais ou para menos, considerando o tempo gasto com o deslocamento do campo até Paranaguá e os períodos de pausa visando a lei do descanso do caminhoneiro.

“Esta mudança foi uma demanda de exportadores e terminais, que nós estamos atendendo”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

A previsão é que a colheita de verão do Paraná chegue a 23,3 milhões de toneladas e, no Brasil, a safra toda deve alcançar a marca de 215 milhões de toneladas e ser a maior da história. “A logística de escoamento destes produtos tem que estar muito bem organizada para que produtor e comprador dos grãos tenham seus prazos respeitados e as operações aconteçam com agilidade. Para garantir isso, estamos mudando as regras”, completa Dividino.

CARGA ONLINE – O novo método é uma evolução do Carga Online, sistema que eliminou as filas de caminhões que acessavam o Porto de Paranaguá pela BR-277. Neste sistema, um terminal recebe determinado número de cotas de caminhões de acordo com sua produtividade. Quanto mais rápido eles descarregam os caminhões e carregam os navios, mais cotas são liberadas para trazer produtos para o Porto de Paranaguá. Só são aceitos no Pátio de Triagem caminhões liberados pelo sistema.

Com o novo sistema de agendamento, além de levar em conta eficiência dos terminais, as cotas serão liberadas de acordo com o horário previsto de chegada do veículo.

O objetivo é preencher com um fluxo equilibrado todos os horários de descarga, inclusive aos finais de semana e durante a noite, quando o movimento era menor.

Caso o motorista tenha um imprevisto que faça com que ele não chegue no horário agendado, ele deve comunicar o operador portuário para que seja efetuado um reagendamento. O caminhoneiro recebe o contato do operador por SMS no momento em que o agendamento é efetuado.

Fonte: Intelog

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top