Home / Giro Pelo Setor / Paraná deve enviar à Assembleia proposta para renegociações de dívidas com descontos no valor das multas por atraso

Paraná deve enviar à Assembleia proposta para renegociações de dívidas com descontos no valor das multas por atraso

03 de setembro, 2025

Em julho de 2025, o percentual de famílias paranaenses com dívidas era de 85,8%

O Governo do Paraná deve enviar, em setembro, uma proposta para a Assembleia Legislativa do Paraná para que diversos tipos de dívidas com o estado sejam renegociadas com desconto que podem chegar a 95% em multas em atraso.

A afirmação foi feita pelo secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, durante entrevista à CBN Curitiba. As dívidas incluem ICMS, IPVA, multas, entre outros.

Ele lembra que já existe um sistema de renegociações da Procuradoria Geral do Estado, que permite que empresas e pessoas físicas tenham acesso a condições especiais para regularizar seus débitos, como descontos e parcelamentos, conforme a classificação das dívidas e a capacidade de pagamento do contribuinte.

Dívidas no estado

Em julho de 2025, o percentual de famílias paranaenses com dívidas era de 85,8%. Já a inadimplência ficou em 12% e o percentual de famílias sem condições de pagar suas contas foi de 2,1%.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Ouça
 

Fonte: CBN Foto: Geraldo Bubniak

 

COMPARTILHAR

Proluv

Todas as imagens, vídeos e etc. são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Top