Home / Giro Pelo Setor / Paraná deve enviar à Assembleia proposta para renegociações de dívidas com descontos no valor das multas por atraso
Paraná deve enviar à Assembleia proposta para renegociações de dívidas com descontos no valor das multas por atraso
03 de setembro, 2025
Em julho de 2025, o percentual de famílias paranaenses com dívidas era de 85,8%
O Governo do Paraná deve enviar, em setembro, uma proposta para a Assembleia Legislativa do Paraná para que diversos tipos de dívidas com o estado sejam renegociadas com desconto que podem chegar a 95% em multas em atraso.
A afirmação foi feita pelo secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, durante entrevista à CBN Curitiba. As dívidas incluem ICMS, IPVA, multas, entre outros.
Ele lembra que já existe um sistema de renegociações da Procuradoria Geral do Estado, que permite que empresas e pessoas físicas tenham acesso a condições especiais para regularizar seus débitos, como descontos e parcelamentos, conforme a classificação das dívidas e a capacidade de pagamento do contribuinte.
Dívidas no estado
Em julho de 2025, o percentual de famílias paranaenses com dívidas era de 85,8%. Já a inadimplência ficou em 12% e o percentual de famílias sem condições de pagar suas contas foi de 2,1%.
Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
Fonte: CBN Foto: Geraldo Bubniak
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais