Home / Giro Pelo Setor / Obra da Ponte de Guaratuba conclui base das torres do trecho estaiado
Obra da Ponte de Guaratuba conclui base das torres do trecho estaiado
10 de março, 2025
Obra da Ponte de Guaratuba conclui base das torres do trecho estaiado
Neste último mês houve a continuidade a execução das estacas do chamado trecho pré-moldado, todo aquele que não envolve a parte estaiada, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, além da fabricação e lançamento das vigas longarinas, que formam a base por onde passará a via.
Com isso, foi finalizada também a concretagem dos blocos e pilares das torres principais do trecho estaiado. O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões para a construção da estrutura, que tem previsão de entrega para abril de 2026, daqui a aproximadamente um ano.
Para a infraestrutura da ponte, até o momento, foram 40 estacas (pilares colocados no fundo da baía) concluídas, sendo 16 no trecho estaiado e 24 no trecho pré-moldado. Ao total, serão 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado. Também já foram 41 travessas.
Trecho estaiado da Ponte de Guaratuba teve o maior avanço
Já no trecho estaiado houve outro avanço significativo. As estacas e blocos de coroamento e os pilares das torres principais, onde vão ser fixados os estaios, já estão finalizados. O próximo passo é a execução da chamada aduela de partida, com o cimbramento já iniciado. Essa técnica, que permite a construção de grandes vãos sem a necessidade de escoramento, será fundamental para a conclusão da superestrutura. Além disso, a instalação de gruas fixas em cada apoio facilitará a movimentação de materiais e equipamentos durante a execução das etapas seguintes.
Segundo o diretor presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, o ritmo das obras segue acelerado e chama a atenção, inclusive, dos moradores e visitantes de Guaratuba e região. “Essa é uma das maiores obras do Governo do Estado e sua amplitude e estrutura chamam a atenção de quem passa por Guaratuba e já pode observar a dimensão da obra”, destaca. “Nosso ritmo de trabalho segue intenso e é importante destacar que o nosso propósito é a qualidade, eficiência e segurança durante todas as etapas da construção da ponte”.
Os dados do relatório de acompanhamento da obra, referente ao mês de fevereiro mostram que o contrato está com um avanço de 44,2% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 170.902.058,17 a preços iniciais.
Acessos à Ponte de Guaratuba prosseguem
Em relação aos acessos, no lado de Guaratuba, prosseguem os serviços de contenções, com a execução do solo grampeado e estaca raiz nos morros.
Já no lado de Matinhos, continua a implementação do desvio provisório que coincidirá com o futuro acesso a Cabaraquara, com atividades de terraplenagem e drenagem
Ponte terá 1.244 metros de extensão e trecho estaiado
A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). A construção da Ponte de Guaratuba pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento. Basta acessar a página www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.
Fonte e Foto: AEN
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais