NTC - A importância do programa trainee no setor de transporte de cargas e logística

NTC - A importância do programa trainee no setor de transporte de cargas e logística

26 de maio, 2021

Os programas trainees, instaurados nas maiores empresas do Brasil, visam abrir portas e aperfeiçoar novos profissionais que buscam o máximo de oportunidades de emprego no mercado. Por meio de treinamentos teóricos e práticos que ampliam a capacitação profissional e pessoal do candidato é possível desenvolver ocupações em posições estratégicas no futuro das organizações, gerando cada vez mais resultados.

Além disso, o mercado está ainda mais concorrido, e se tornam necessários diferenciais para se destacar. Um levantamento realizado com 94 empresas no Brasil indica um aumento de 78% de contratações de estagiários, trainees e recém-formados de julho a setembro de 2020 em comparação ao total de contratações nas mesmas posições em todo o segundo semestre de 2019. Esse aumento representa 1.467 posições a mais.

As vantagens de se possuir um programa trainee justificam o investimento. O aumento da produtividade, a melhora do clima organizacional, a vantagem competitiva do mercado e a credibilidade aos clientes são alguns fatores que podem ser adquiridos com treinamentos apropriados. Isso também se adequa ao setor de transporte rodoviário de cargas (TRC).

Aplicar treinamentos aos motoristas é um dos maiores investimentos que uma transportadora pode fazer, afinal são eles que transportam e entregam a carga, fazendo com que o negócio se desenvolva. Um motorista de caminhão treinado terá o domínio de diversas informações que servirão para prevenir possíveis situações indesejadas e para favorecer a produtividade da empresa, aumentando a eficiência no transporte de cargas.

Assim é feito no Grupo Scapini, uma renomada rede de transporte de cargas situada em Lajeado, RS, atuante há mais de 40 anos no mercado. Com suas 29 unidades espalhadas pelo país e 3 filiais internacionais, a transportadora desempenha diariamente as prestações de serviços nas operações de transporte e logística com foco na qualidade e nos resultados.

Para isso, é adotado o programa trainee aos motoristas da companhia, coordenado por instrutores e monitores que possuem especializações em diversas áreas como aplicação de embreagens, direção defensiva, gerenciamento de pneus para frota, transporte de produtos perigosos, condução econômica, gestão de oficina, gestão de equipes e argumentação de peças.

Sandra Fagundes, psicóloga organizacional do Grupo Scapini, explica: “Pelo programa trainee contratamos profissionais já habilitados que buscam uma oportunidade de dirigir uma carreta pela primeira vez. Eles permanecem durante uma semana em treinamento teórico e prático, além de processos psicológicos, e passam por todas as áreas da companhia. Depois, praticam por 10 km junto com um monitor”.

Todo o processo é pensado unicamente no bem-estar e na melhor qualidade de ensino para o profissional, visando proporcionar uma ótima experiência e uma tranquila e segura entrada ao time do Grupo Scapini. Isso amplia o número de colaboradores na área de transporte de carga e logística e aumenta o quadro de funcionários da instituição para que, juntos, possam concluir os serviços com excelência. Além de formar motoristas, o programa busca formar melhores pessoas.

“Para nós é muito bom. Podemos dar oportunidade para aqueles que, muitas vezes, veem suas portas fechadas no mercado pela falta de experiência. Conseguimos ir lá na raiz de cada um e moldar de acordo com a empresa, trabalhando desde o início o melhor treinamento para cada um. Hoje, nosso quadro de motoristas é formado por cerca de 50% a 60% de profissionais que vieram do programa trainee”, finaliza Sandra.

Segundo a psicóloga organizacional, o treinamento conta com cinco monitores. Um deles é o Itamar do Prado Curvelo, motorista monitor, que, no início de sua carreira no Grupo Scapini, participou do programa trainee para se qualificar e hoje faz parte da equipe de instrutores que aplica esta capacitação: “Em 2013 eu já estava com a minha CNH-E e precisava de uma oportunidade. Procurei em algumas empresas, e a que deu certo, graças ao programa trainee, foi a Scapini. A empresa dá a chance para quem tem essa CNH, mesmo sem experiência, começar a ser um motorista carreteiro. Me deram todo o apoio e assistência em todos os processos até a efetivação”.

Fonte: NTC Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Ago/2021
Top