Infra - Governo quer até 2021 ter plano com previsão de projetos de infraestrutura

Infra - Governo quer até 2021 ter plano com previsão de projetos de infraestrutura

21 de outubro, 2020

Decreto 10.526 institui o Comitê Interministerial de Planejamento da Infraestrutura e o Plano Integrado de Longo Prazo da Infraestrutura no âmbito do governo federal. O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20).

O Plano Integrado de Longo Prazo da Infraestrutura terá atualização bienal, com previsão de investimentos por 30 anos, sendo que o primeiro plano deverá ser publicado até 31 de dezembro de 2021.

Para elaborar o Plano Integrado de Longo Prazo da Infraestrutura do país, que deverá estar alinhado com outros setoriais, de acordo com o documento, foi criado o comitê interministerial, que terá representantes de 10 ministérios. O comitê poderá formar grupos de trabalho com até cinco membros e vai tomar as decisões por maioria.

Entre os objetivos do plano integrado, informados no ato, estão “fomentar investimentos em infraestrutura para aumentar a qualidade e o estoque de infraestrutura” e “contribuir para o aumento da produtividade da economia e para a geração de empregos qualificados”.

O plano envolverá os setores de energia, transportes, telecomunicações, mineração, recursos hídricos e saneamento básico, e pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

De acordo com o ato, o Plano Integrado de Longo Prazo da Infraestrutura deverá conter “indicação dos investimentos necessário, agregados por setor, para os próximos trinta anos”; e “relação dos projetos de grande porte que dependam de iniciativa do governo federal previstos para os próximos dez anos, acompanhada da estimativa de viabilidade socioeconômica”.

O documento também deverá fazer o “mapeamento das tendências de investimentos em infraestrutura da iniciativa privada e dos entes subnacionais previstos para os próximos dez anos”; e “relação dos projetos de grande porte de iniciativa do governo federal em andamento”.

Fonte: Infra Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top