FENATRAN – Evento digital e presencial em 2021

FENATRAN – Evento digital e presencial em 2021

09 de abril, 2021

Até o momento, tudo está sendo organizado para que a Fenatran 2021 (maior salão do transporte de cargas da América Latina) ocorra este ano entre os dias 18 e 22 de outubro no São Paulo Expo. Apesar do cenário atual, a aposta é que os resultados da vacinação contra a Covid-19 apareçam no início do segundo semestre.

Outras medidas estão sendo planejadas para o que a feira ocorra nos formatos presenciais e digitais, conforme informações da organizadora do evento, a Reed Exhibitions.

O próprio Banco Central divulgou análise que segundo semestre pode ter retomada robusta com o início da vacinação. A informação consta na ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que elevou a taxa básica de juros de 2% para 2,75% ao ano e foi divulgada nesta terça-feira.

Também já está disponível o Link Fenatran, uma plataforma desenvolvida para permitir aos expositores a darem início a negociação de caminhões, implementos e outros produtos e serviços relacionados ao setor. A ferramenta de negociação é bilíngue (português e espanhol) já que grande parte dos visitantes são dos países da América do Sul, Central e México, na América do Norte.

Já está disponível o Link Fenatran plataforma pela qual os expositores poderão começar a negociar a venda de caminhões, implementos e outros produtos e serviços relacionados ao setor. Em entrevista à Revista Carga Pesada, a nova gerente de Produto da Reed, Patrícia de Oliveira, explica que 20% dos expositores já estão na plataforma e que as interações deles com os compradores vão se viabilizar em breve, assim que esse índice chegar a 30%.

Ela explica que a ferramenta é bilíngue e que, neste ano, a Fenatran também focará no mercado de transporte do México. “Durante a pandemia, tanto as montadoras como as implementadoras estão tendo muitas oportunidades internacionais.” O dólar alto, salienta a gerente, favorece as vendas de produtos para o exterior.

Patrícia explica que, assim que o cliente formaliza a participação na feira, a plataforma começa a conectá-lo com a rede compradora. O Link Fenatran reúne informações também dos frotistas. “Sabendo que tipo de produto eles querem comprar e suas marcas de preferência, por exemplo, o algoritmo se encarrega de fazer o ‘match’ entre vendedor e comprador”.

Em maio ou junho, será realizado um grande feirão online. “Queremos atingir o máximo de público possível, envolvendo toda a cadeia de transporte”, alega.

Formato híbrido

A feira presencial ainda será o grande momento da Fenatran. “A vacinação é uma realidade. Os insumos estão chegando da China. As perspectivas (para o controle da pandemia) são positivas”, destaca a gerente da Reed.

Uma das apostas para 2021 será a ampliação da Fenatran Experience – espaço destinado aos tests drives dos produtos, que foi um dos grandes sucessos da edição anterior, realizada em 2019. “O test drive faz parte do processo de compra e é onde o comprador desenvolve a vontade de adquirir o veículo”, afirma.

Ela ressalta que o formato híbrido é benéfico para os expositores da feira, que terão suas marcas trabalhadas e oportunidade de negócios durante 365 dias por ano. E vai permanecer após a pandemia. “O virtual não veio para excluir o físico, mas para complementar”.

A gerente aposta que, mesmo com as possibilidades de interações online, a feira presencial não vai encolher. “Recebemos 60 mil compradores em 2019 e não acreditamos que haverá redução importante nesse público, nem no tamanho da feira em metros quadrados”.

Fonte: Blog Fenatran Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top