Europa vai flexibilizar regras de descanso na cabine para caminhoneiros
05 de maio, 2025
A Comissão da União Europeia que trata do segmento de transportes poderá, pela primeira vez, relaxar as regras de descanso semanal na cabine dos caminhões para os motoristas profissionais. Um estudo realizado recentemente mostra uma falta significativa de vagas de estacionamento seguras no continente, com escassez de 390 mil vagas, podendo ultrapassar as 480 mil até 2024. E esse é o principal motivo para a mudança nas regras de descanso.
Países como Alemanha, Bélgica, França, Itália e Espanha tem as maiores faltas de locais para estacionamento de caminhões, e os motoristas acabam usando locais onde se tornam vítimas de roubos e vandalismo, além de falta de sofrerem com a falta de serviços básicos, como locais para banho.
Pelas regras atuais, os caminhoneiros não podem realizar sua folga semanal na cabine do caminhão. Esse período obrigatório de descanso é de 45 horas, e geralmente os motoristas precisam se deslocar para hotéis, muitas vezes a pé, por distâncias que podem passar dos três quilômetros.
Além disso, os hotéis são caros e não foram projetados para atender a demanda dos caminhoneiros, e os estacionamentos disponíveis, sem segurança e infraestrutura, acabam sendo local de vandalismo dos veículos desassistidos.
Por conta desses problemas, os motoristas poderão realizar o descanso semanal de 45 horas na cabine, como já ocorre nos Estados Unidos, por exemplo, onde esse descanso deve ser de 34 horas. Porém, o descanso só será autorizado em áreas de descanso classificadas como Gold ou Platinum, que oferecem níveis mais altos de qualidade.
A análise diz que, apesar de não ser o ideal, essa mudança seria mais próxima da realidade, sem punições desnecessárias para os motoristas e com maior flexibilidade.
Para os sindicatos de motoristas, no entanto, a mudança será um retrocesso. Para o ETF, que representa motoristas de toda a Europa, o descanso longe das cabines é o ideal, porque o motorista fica lá dentro por semanas. O sindicato destaca que a norma permitiria uma degradação das condições de trabalho.
A lei que exige o descanso semanal de 45 horas na Europa nasceu com uma ótima intenção, mas está deslocada da realidade, especialmente pela falta de infraestrutura. Agora é esperar para ver se as regras realmente serão alteradas.
Fonte: Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque Foto: Divulgação