Home / Giro Pelo Setor / Crescimento deve superar expectativa do início do ano, diz economista

Crescimento deve superar expectativa do início do ano, diz economista

29 de agosto, 2022

Crescimento deve superar expectativa do início do ano, diz economista

O Brasil deve registrar um crescimento maior do que as projeções indicavam no início deste ano, segundo a avaliação do economista e sócio da MB Associados, José Roberto Mendonça de Barros, em entrevista à CNN neste domingo (28).

“Vai ser um crescimento um pouco melhor do que se imaginava no começo do ano. As projeções atuais dizem que o PIB este ano deve crescer algo como 2%. Antigamente se esperava menos do que isso”, explicou.

Em julho, a arrecadação federal bateu um recorde mensal, chegando a R$ 202,588 bilhões entre recolhimento de impostos e contribuições — o melhor resultado para toda a série histórica do mês, iniciada em 1995.

“Dentro desse conjunto, o desempenho do agronegócio é bastante positivo, tanto em quantidade produzida, quanto preços, quanto receita de exportações recordes. E isso ajuda, direta e indiretamente, a arrecadação”, avaliou Mendonça de Barros.

O economista ressaltou, no entanto, que as perspectivas não são otimistas para o próximo ano. Dentre os motivos que afetarão negativamente a situação econômica global está a invasão da Ucrânia pela Rússia; a alta da inflação e as condições climáticas extremas, principalmente, no hemisfério Norte, que tem prejudicado países da Europa e os Estados Unidos, além da China.

No Brasil, o Mendonça de Barros explica que há “uma herança para o ano que vem de gastos extras que foram sendo autorizados no Congresso — que estouraram o teto, que criaram outras despesas — que vai exceder os 200 bilhões de reais e que não tem contraparte. Portanto, o cenário para o ano que vem é de déficit, de falta de recursos”.

Fontee Foto: CNN

COMPARTILHAR

Proluv

Todas as imagens, vídeos e etc. são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Top