CNT - SEST SENAT oferece capacitações e prepara condutores profissionais para diferentes operações

CNT - SEST SENAT oferece capacitações e prepara condutores profissionais para diferentes operações

21 de janeiro, 2019

Quem quer trabalhar como motorista de ônibus, de veículos de emergência, de transporte de escolares, de transporte de produtos perigosos e de cargas indivisíveis precisa realizar cursos de formação especializada. Isso porque essas são atividades que exigem dos condutores conhecimentos específicos e o desenvolvimento de habilidades que garantam a operação correta e segura.

A exigência dos cursos está prevista na resolução 168 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Publicada em 2004 (e já atualizada algumas vezes desde então), é ela que estabelece, entre outras coisas, as normas e os procedimentos para a formação especializada de motoristas.

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) oferece os cursos especializados e, também, as atualizações – que devem ser realizadas a cada cinco anos. Para trabalhadores de empresas de transporte com o cadastro em dia no SEST SENAT os cursos são 100% gratuitos. A instituição atua há 25 anos na formação de profissionais para o transporte.  

Veja, abaixo, quais são os cursos, voltados ao TRC, regulamentados pela resolução 168 do Contran que são oferecidos pelas unidades do SEST SENAT. Atenção: os requisitos para matrícula podem variar em razão de legislações específicas e em cada Unidade da Federação. Verifique com o SEST SENAT mais próximo de você quais são os requisitos na sua localidade e a documentação necessária para efetuar a matrícula.  

Curso para Condutores de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos

Essa formação é exigida para quem quer trabalhar como motorista no transporte de produtos perigosos. É o caso, por exemplo, de líquidos inflamáveis, explosivos, gases comprimidos, substâncias radioativas, entre outros. Esse é um tipo de operação que exige muito cuidado e habilidade para que seja garantida a segurança do motorista, das outras pessoas no trânsito e do meio ambiente. O curso tem 50 horas/aula.

Os requisitos para fazer o curso são: ser maior de 21 anos; estar habilitado na categoria B, C, D ou E; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, pena decorrente de crime de trânsito e não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Nos módulos, são abordados os seguintes temas: legislação de trânsito (que trata sobre temas como legislação específica e normas sobre o transporte de produtos perigosos; responsabilidade dos condutores durante o transporte; documentação e simbologia sobre os produtos transportados; registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo; infrações e penalidades); direção defensiva; noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e prevenção de incêndio; e movimentação de produtos perigosos (que trata das classificações dos produtos, sua simbologia, reações químicas, regulamentações, efeitos de cada um sobre o meio ambiente, além do comportamento preventivo e dos procedimentos em caso de emergência).

Curso para Condutores de Veículos de Transporte de Carga Indivisível

São consideradas cargas indivisíveis as cargas unitárias, materiais, implementos, partes estruturais ou partes de máquinas e equipamentos de dimensões e pesos excedentes. Transportar esse tipo de material é uma operação que tem alguns riscos e, por isso, requer cuidados especiais. Além disso, são necessárias autorizações especiais para o transporte.

O curso tem duração de 50 horas/aula. Os requisitos exigidos do motorista são: ser maior de 21 anos; estar habilitado na categoria C ou E; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, pena decorrente de crime de trânsito e nem estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Nos módulos, são abordados os seguintes temas: legislação de trânsito (que trata, entre outros temas, da responsabilidade do condutor durante o transporte e da documentação e simbologia sobre os produtos transportados); direção defensiva; noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e prevenção de incêndio; e movimentação de carga (que trata das definições, dos efeitos e das consequências do tráfego desse tipo de carga e da autorização especial de trânsito, do comportamento preventivo do condutor para cada tipo de produto transportado e dos procedimentos em caso de emergência).

O curso de atualização, que deve ser realizado a cada cinco anos, tem 16 h/a.

Como se matricular

A documentação exigida para quem quer se matricular pode variar de acordo com a Unidade, em razão de normas específicas. Por isso, para saber mais informações, entre em contato com a Unidade do SEST SENAT mais próxima. Os cursos são presenciais.

Todas as capacitações do SEST SENAT são gratuitas para trabalhadores do transporte com cadastro regular junto à instituição.

Você pode verificar o calendário de cursos e o valor das capacitações para a comunidade na página da Unidade do SEST SENAT mais próxima, que pode ser acessada por meio deste link:

www.sestsenat.org.br/Paginas/encontre-sest-senat

Cursos de aperfeiçoamento

Para aprimorar ainda mais o trabalho, os motoristas também contam, no SEST SENAT, com cursos realizados com o simulador de direção destinados a motoristas do transporte de cargas e de passageiros.

A tecnologia permite que os condutores realizem treinamento para adotar práticas corretas de direção e manobra, que reduzem o consumo de combustível e desgaste do veículo, e para enfrentar desafios e situações de risco que existem no dia a dia por meio da prática simulada.

Cursos gratuitos a distância

Além dos cursos presenciais, o SEST SENAT oferece mais de 200 cursos a distância. Todos eles são gratuitos e certificados. Os cursos são uma forma de ampliar conhecimentos sobre o transporte e de aprender sobre outros assuntos. Dessa forma, você enriquece o seu currículo e adquire novas habilidades para o mercado de trabalho.

Acesse ead.sestsenat.org.br, conheça e matricule-se.

Fonte: CNT Foto: Divulgação

Comente pelo Facebook

JORNAL Ago/2019
Top