Após auditar concessões vencidas, TCE recomenda ao governo estadual medidas para Anel de Integração

Após auditar concessões vencidas, TCE recomenda ao governo estadual medidas para Anel de Integração

10 de agosto, 2022

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) emitiu 14 recomendações ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

As medidas foram indicadas pela Terceira Inspetoria de Controle Externo (3ª ICE) da Corte após promover, entre agosto de 2020 e dezembro de 2021, auditoria para avaliar os contratos de concessão rodoviária referentes aos seis lotes do Anel de Integração do Paraná, bem como o contrato do serviço de transporte do ferry- boat da Baía de Guaratuba, no litoral – todos eles foram encerrados no ano passado.

Segundo o TCE, a fiscalização teve os seguintes objetivos: verificar se todas as obras previstas foram efetivamente executadas pelas concessionárias; avaliar os critérios de cálculo utilizados pelas concessionárias na aplicação de reajustes das tarifas de pedágio; verificar a execução e os resultados dos contratos de consultoria firmados pelo DER-PR; averiguar a legalidade do procedimento licitatório para contratação de nova operadora do ferry boat; e acompanhar a execução do novo contrato de concessão do ferry boat, o qual, no entanto, foi encerrado ainda em 2021 em virtude da incapacidade da concessionária de cumprir com suas obrigações.

Como resultado da auditoria, o TCE encontrou quatro oportunidades de melhoria, em relação às quais foram indicadas 14 medidas.

Cabe recurso contra o acordão publicado em 2 de agosto.

Em nota enviada à CBN Curitiba, o DER/PR informa que vai analisar as recomendações do órgão, sempre visando o contínuo melhoramento de seus processos, garantindo a execução de obras e a prestação de serviços aos usuários com a transparência e responsabilidade esperada pela população, objetivos que já orientam todo o trabalho do departamento.

O DER/PR informa ainda que fiscalizou a execução dos serviços das concessionárias, bem como a condições do pavimento, obras de arte especiais, obras de arte correntes e dispositivos de drenagem, e sinalização vertical e horizontal das rodovias do anel de integração, tendo, inclusive, contratado consultorias específicas para apoiar esta fiscalização. Os relatórios resultantes embasam ações do DER/PR junto ao poder jurídico, em andamento, visando garantir que a população paranaense seja ressarcida quanto a qualquer possível irregularidade ou inconformidade verificadas nas concessões mencionadas.

Confira detalhes das recomendações aqui

Fonte: CBN Foto: Divulgação

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top