Vem aí a décima edição da Copa SESTSENAT de Futebol 7 Society

Vem aí a décima edição da Copa SESTSENAT de Futebol 7 Society

01 de março, 2023

A nova edição da Copa SESTSENAT de Futebol 7 Society, um dos maiores torneios de futebol amador do Brasil, já começou. Disputada exclusivamente por atletas que são trabalhadores do setor de transporte, a Copa busca a democratização do acesso ao esporte, incentivando a prática desportiva entre esses profissionais. Neste ano, a grande novidade é a categoria feminina. Agora, as mulheres também poderão montar times e medir forças nesse grande campeonato.  

A Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society é realizada em duas etapas: a local e a nacional. Na fase local, cada unidade operacional realiza um campeonato regional. Na fase nacional, os campeões regionais duelam entre si, em regime de eliminatória simples (mata-mata). Em 2023, as finais serão disputadas na unidade do SEST SENAT de Boa Vista (RR) e serão abertas à comunidade.

O período de inscrições para a fase local da competição será entre 1º e 31 de março, em 85 unidades localizadas em todas as regiões do país. Podem se inscrever empresas do setor de transporte de todos os modais e transportadores autônomos (caminhoneiros, taxistas, mototaxistas e motofretistas). Na categoria feminina, também podem participar dependentes de trabalhadores do transporte com, no mínimo, 18 anos completos; e os times podem ser formados por até 30% de atletas provenientes da comunidade.

Esporte e qualidade de vida

O presidente do Sistema CNT, Vander Costa, ressalta que o objetivo desse projeto está diretamente relacionado à missão do SEST SENAT de promover a saúde dos trabalhadores. “Profissionais felizes produzem mais; e o futebol é a paixão nacional. Possibilitamos a integração, despertamos o espírito de equipe e proporcionamos mais qualidade de vida”, diz. Vander Costa ainda destaca a importância do torneio na elevação do engajamento e da produtividade dos trabalhadores nas empresas de transporte e

na redução de doenças ocupacionais.
A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, celebra a oferta da categoria feminina no torneio. “O momento do futebol feminino é realmente especial, com diversos torneios e um protagonismo nunca visto até então. E o SEST SENAT atua, em diversas frentes, para ampliar a presença feminina no setor de transporte. Afinal, o lugar da mulher é onde ela quiser”, afirma.

Futebol 7 Society

Essa é uma modalidade em que cada equipe conta com sete jogadores em campo – seis na linha e um no gol. As partidas da Copa SEST SENAT seguem as regras oficiais da Confederação Brasileira de Futebol 7 Society vigentes. As disputas têm dois árbitros e duração de dois tempos de 25 minutos corridos cada, além de dez minutos de intervalo para descanso e orientação dos times. Cada equipe é composta por, no mínimo, dez e, no máximo, 15 atletas, além de um técnico. Pode ser inscrito, ainda, um auxiliar técnico, desde que ele também seja comprovadamente de empresa do setor.

Números

O torneio, desde o seu início, em 2012, já realizou mais de 11.500 jogos e contou com a participação de mais de 5 mil times. A edição de 2022, cuja campeã foi a Asatur Transporte, de Boa Vista (RR), contou com mais de 10 mil jogadores, divididos em 683 equipes, que carregaram o nome de 1.002 empresas de transporte dos modais rodoviário, ferroviário e aeroviário. Ao todo, em todo o torneio de 2022, foram realizados 1.575 jogos.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre a Copa SEST SENAT.

Fonte e Foto: CNT

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top