Veja onde serão as novas praças de pedágio dos lotes 1 e 2 no Paraná

Veja onde serão as novas praças de pedágio dos lotes 1 e 2 no Paraná

08 de maio, 2023

Os dois primeiros lotes de rodovias do novo modelo de pedágios no Paraná terão, ao todo, 12 praças, três a mais do que as concessões anteriores, que terminaram no final de 2021.

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, os leilões desta etapa inicial estão previstos para 24 de agosto e 16 de setembro, na Bolsa de Valores de São Paulo.

A Secretaria de Infraestrutura explicou que as três novas praças de pedágio estão concentradas em municípios do lote 2 nas seguintes cidades:

Sengés (PR-151)

Jacarezinho (BR-369)

Quatiguá (PR-092)

O modelo de concessão das estradas divide o estado em seis lotes. Os dois primeiros abrangem as rodovias federais BR-277, BR-376 e BR-373, além das estaduais PR-408, PR-151 e PR-323.

De acordo com o Governo do Paraná, as novas concessionárias devem começar a operar no último trimestre deste ano. O tempo de concessão é de 30 anos.

No total, serão mais de 3 mil quilômetros de estradas leiloadas no novo modelo de concessão.

Lote 1

São Luiz do Purunã (BR-277)

Lapa (BR-476)

Porto Amazonas (BR-277)

Imbituva (BR-373)

Irati (BR-277)

Lote 2

São José dos Pinhais (BR-277)

Carambeí (PR-151)

Jaguariaíva (PR-151)

Sengés (PR-151) - nova

Quatiguá (PR-092) - nova

Jacarezinho (BR-153)

Jacarezinho (BR-369) - nova

Cessão das rodovias estaduais

Na quarta-feira (3), o governador Ratinho Junior, o presidente Lula (PT) e o ministro dos Transportes Renan Filho assinaram o repasse de estradas estaduais ao governo federal. O ato ocorreu um ano e seis meses depois do fim do contrato com as antigas concessionárias.

De acordo com o governador, o acordo atende a expectativa para as novas concessões: menor tarifa nas praças, leilão das rodovias na Bolsa de Valores e obras.

Valor ainda desconhecido

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, afirmou que ainda não é possível estabelecer os preços do pedágio.

Ele disse que os editais serão divulgados com descontos entre 20% e 35% em relação aos valores que eram praticados nos contratos anteriores.

Conforme o modelo escolhido, vence o leilão a empresa que oferecer o maior desconto em cima desse valor inicial - e que não tem limite. Por isso, o valor vai variar de acordo com o comportamento das participantes na disputa.

Obras previstas nos lotes 1 e 2

Segundo o Governo do Paraná, entre as obras previstas no lote 1 estão:

Duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio;

Duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio;

Duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa;

Duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo;

Duplicação do Contorno Norte de Curitiba;

Faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376

Faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.

No lote 2, as principais obras previstas são:

Faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá;

Correção de traçado do km 40 ao km 43 da BR-277;

Duplicação da BR-277 entre o viaduto da Avenida Ayrton Senna e a ponte do Rio Emboguaçu;

Duplicação da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná;

Duplicação da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina;

Duplicação da PR-151 e PR-239 entre Piraí do Sul e a divisa com São Paulo;

Duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ourinhos;

Duplicação da BR-369 entre Ourinhos e Cornélio Procópio.

Fonte: G1
 

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