Sistema FETRANSPAR acompanha leilão do Lote 04 de Concessões de Rodovias do Paraná
23 de outubro, 2025
Para a Federação resultado surpreendeu com deságio acima de 20%
O presidente do Sistema FETRANSPAR, Coronel Sérgio Malucelli ao lado do Ministro dos Transportes, Renan Filho e do Vice-governador, Darci Piana
O Sistema FETRANSPAR, que representa mais de 20 mil empresas transportadoras no Estado do Paraná, acompanhou na tarde desta quinta-feira (23), o leilão do Lote 04 do programa de Concessões Estadual, realizado na B3 em São Paulo. Esse é o quinto do total de seis lotes que foram a leilão, sendo a proposta vencedora de 21,30% de desconto na tarifa de pedágio e as empresas EPR e Perfin assumem a responsabilidade pela modernização de 627,5 km de rodovias.
O edital do Lote 04 prevê investimentos de R$ 16,4 bilhões para as regiões Norte e Noroeste, localidades tidas como estratégicas para o setor transportador de cargas estadual.
Segundo o presidente do Sistema FETRANSPAR e coordenador do G7 Paraná, Coronel Sérgio Malucelli, que acompanhou o leilão presencialmente na B3, o resultado surpreendeu. “Termos o deságio acima de 20% é satisfatório, o melhor entre os demais leilões que já aconteceram. Agora cabe a Federação de transporte fazer o seu trabalho, ou seja, acompanhar a execução dos serviços, a execução do contrato, participar ativamente da comissão tripartite, fazendo dessa forma com que nossas rodovias do Paraná fiquem em bom estado de conservação”, avalia Malucelli.
“O Sistema FETRANSPAR acompanha, desde o início, todo o processo das novas concessões de rodovias do Estado do Paraná, vindo a participar de todas as audiências públicas realizadas no começo do processo e emitindo sugestões e questionamentos sobre aquilo que foi proposto ainda nas construção dos editais”, destaca o presidente frisando ainda que “atualmente a FETRANSPAR participa das comissões Tripartite que avaliam o desempenho das concessionárias que já estão atuando na administração de rodovias. É preciso, que todos os trabalhos previstos em edital sejam acompanhados para que erros do passado não se repitam e desta forma, o que está em edital seja executado de forma transparente e com qualidade”.
Para vice-presidente da Federação e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Maringá (Setcamar), Afonso Akioshi Shiozaki, o Lote 04 é de extrema importância para o desenvolvimento de Maringá e região. Uma das obras definidas neste lote é a duplicação da PR-323, nas regiões de Maringá, Cianorte e Umuarama. Também estão previstas construções de novos contornos viários em Maringá e Londrina. “Hoje consolidamos o trabalho de muito anos, um motivo de muita alegria e satisfação, porque era um sonho, uma necessidade para a nossa região. O Lote 04 abrange uma região muito grande do nosso Estado – Norte e Oeste do Paraná, com a ligação de Cornélio Procópio, Londrina, como também de Ibiporã, passando por Maringá, Guaíra. Estamos satisfeitos, porque foi um dos lotes que mais apresentou desconto”, comemora.
O Lote 04 tem 627,52 quilômetros de extensão, entre as regiões oeste, noroeste e norte do estado, com parte do acesso da fronteira com o Paraguai, em Guaíra, até a divisa com São Paulo, em Nova Londrina, e prevê R$ 10,8 bilhões em obras (Capex) e R$ 5,6 bilhões em conservação e serviços (Opex). São 231,96 quilômetros de duplicações, 87,11 km de faixas adicionais, 59,13 km de contornos, 39,59 km de vias marginais, 117 obras de arte especiais (viadutos e pontes), 39 passarelas para pedestres e 33,92 km de ciclovias, entre outras.
Pelo cronograma da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a assinatura do contrato com a EPR deve ocorrer até 6 de fevereiro de 2026.
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
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