Setor produtivo do PR critica reforma tributária e pede fim da “sufocação” fiscal
10 de outubro, 2025
A Aepar não é oposição a governos, e sim uma entidade que exige coerência e responsabilidade econômica
Empresários paranaenses subiram o tom contra Brasília. O II Encontro de Presidentes da Associação dos Empresários do Paraná (Aepar), em Curitiba, reuniu líderes dos principais setores produtivos do estado em torno de um diagnóstico comum: a política fiscal federal está inviabilizando quem produz. Reforma tributária, falta de previsibilidade e excesso de tutela estatal foram os alvos das críticas mais duras ao governo em debates sobre os desafios de 2026.
O presidente da Aepar, Carlos Gloger, abriu o encontro destacando a união das entidades em torno da defesa do setor produtivo paranaense. “O que temos visto é um ambiente de negócios sufocado por uma política fiscal que não premia quem produz, mas quem consome o dinheiro público”, criticou.
Para ele, 2026 será um ano decisivo para reposicionar o papel do empresariado no debate público. “Precisamos de mais protagonismo e menos tutela estatal. A Aepar não é oposição a governos, e sim uma entidade que exige coerência e responsabilidade econômica.”
Empresários paranaenses rechaçam "tutela estatal" e cobram responsabilidade fiscal do governo
O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Sérgio Malucelli, concentrou críticas à reforma tributária, além de apontar riscos logísticos para o estado. “A reforma vai penalizar o setor de serviços e não resolve o desequilíbrio federativo. Continuaremos recolhendo 80% e recebendo 12% de volta”, disse.
Malucelli também atacou a PEC que restringe o alcance da Justiça sobre parlamentares, chamada de PEC da Imunidade ou PEC da Blindagem. “Isso é um retrocesso moral. Como explicar que um deputado precise da autorização dos pares para responder judicialmente? É uma vergonha nacional”, opinou.
No aspecto de infraestrutura e logística do Paraná, Malucelli enfatizou o que aposta como gargalos nos transportes rodoviário e ferroviário. “O custo logístico do Brasil é uma anomalia. No Paraná, ainda dependemos de concessões que se arrastam e de rodovias que não recebem o investimento prometido. O transporte de cargas vive um impasse, e sem resolver isso, a competitividade do nosso estado fica comprometida”, alertou.
O presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Edson Vasconcelos, reforçou críticas à carga tributária e defendeu um pacto de eficiência produtiva. “O empresário brasileiro trabalha metade do ano para pagar impostos. Isso é incompatível com o desenvolvimento. Temos insistido que o foco precisa ser produtividade e segurança jurídica, não mais burocracia.”
Ele também ressaltou que o setor industrial enfrenta custos crescentes e instabilidade regulatória. “Sem previsibilidade, não há investimento. E sem investimento, não há emprego.”
O secretário-geral do Sistema Ocepar, que representa as cooperativas instaladas no estado, Luiz Baggio, destacou a necessidade de estabilidade e respeito ao segmento. “O cooperativismo paranaense é responsável por uma fatia significativa do PIB estadual, mas tem sido tratado de forma desigual em relação a outros setores. A reforma tributária precisa reconhecer que a cooperação é o motor da economia real, não uma exceção fiscal”, afirmou.
Fonte e Foto: Gazeta do Povo
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais