Setor produtivo do Paraná alerta para problemas com escoamento da próxima safra

Setor produtivo do Paraná alerta para problemas com escoamento da próxima safra

31 de maio, 2023

Os problemas constantes na principal rodovia que leva ao litoral do Paraná, a BR-277, preocupam o setor produtivo. No início do ano, o escoamento da safra de verão foi comprometido. Grande parte, que iria via Porto de Paranaguá, foi enviada para Santa Catarina e São Paulo. Agora a questão é. Como será com a Safra 2023 / 2024.

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette afirma que, mesmo com a licitação do lote 1 do novo modelo do pedágio, é provável que não haja tempo hábil para garantir que esses episódios não se repitam na próxima temporada.

As condições devem ser mais favoráveis somente a partir do terceiro ano de concessão, ou seja 2026, quando – considerando o cenário mais positivo – devem ser iniciadas obras de duplicação, implantação de novas faixas e outras intervenções.

Coronel Sérgio Malucelli, presidente do Sistema FETRANSPAR também fala sobre a preocupação com os problemas das rodovias, em especial a BR 277.

Em dezembro do ano passado a FAEP encomendou um estudo que mostra que os recentes incidentes geológicos registrados na rodovia BR-277 e na Estrada da Graciosa, que provocaram a interdição das vias, poderiam ter sido evitados, e seus impactos minimizados, se houvesse um serviço de monitoramento geológico, análise dos riscos e planejamento. De acordo com o relatório,
algumas obras que já estavam sendo realizadas podem ter agravado a situação e contribuído para os deslizamentos.

No dia 12 de maio, o governo federal lançou o edital para a concessão do primeiro lote de rodovias do Paraná à iniciativa privada. Se o cronograma for seguido à risca, sem atrasos, a expectativa é de que a empresa vencedora do certame comece a operar no fim de 2023. Ainda não há previsão quanto aos outros lotes.

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Fonte: CBN Foto: Divulgação

 

 

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