SEST SENAT inaugura Laboratório Digital de Prótese Dentária no Sul do país
15 de setembro, 2025
A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do Paraná, Sérgio Malucelli, e dos supervisores regionais Roberto Freitas (PR) e Gilberto Storgatto (RS).
O SEST SENAT inaugurou, no último dia 11, em Curitiba, o Laboratório Digital de Prótese Dentária da região Sul, consolidando mais um avanço na rede nacional de saúde bucal da Instituição. A nova estrutura, equipada com tecnologia de ponta e processos totalmente digitais, atenderá a unidades operacionais do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, ampliando a capacidade de produção de próteses com mais agilidade, precisão e qualidade estética.
A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do Paraná, Sérgio Malucelli, e dos supervisores regionais Roberto Freitas (PR) e Gilberto Storgatto (RS). Para Malucelli, a escolha de Curitiba como sede é estratégica. “Além de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do transporte, esse laboratório vem para resolver um problema muito grave: a saúde bucal, a estética e a manutenção da qualidade do sistema dentário. Agora temos o compromisso de fazer dessa estrutura uma referência em excelência, agilidade e qualidade no atendimento”, afirmou.
A relevância do laboratório se confirma nos números, com cerca de 300 mil pessoas atendidas nos serviços odontológicos do SEST SENAT apenas nos três estados da região Sul. A alta demanda torna a nova unidade essencial para atender com mais eficiência.
Roberto Freitas destacou a importância da conquista. “Curitiba volta ao cenário nacional com força, com uma unidade estratégica e preparada para atender a toda a região Sul”, disse. Com investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, a estrutura passa a integrar a rede digital da Instituição, que já possui laboratório em Belo Horizonte (MG) e tem expansão prevista para Limeira (SP).
Tecnologia e precisão no atendimento
O Laboratório Digital de Prótese Dentária incorpora tecnologia de última geração para elevar o padrão técnico e estético das próteses. Com processos digitais desde o escaneamento até o acabamento, a estrutura garante maior precisão e rapidez, permitindo a entrega em até dez dias.
A protetista do SEST SENAT de Curitiba, Aline de Melo, comemora o avanço. “A prótese envolve muitos processos e, com essa tecnologia, conseguimos escanear o paciente e enviar o arquivo diretamente ao laboratório. Em alguns casos, o dente pode ser instalado no mesmo dia”, explica.
O espaço conta com impressoras 3D, scanner de bancada e fresadoras de alta precisão, o que elimina etapas manuais e reduz significativamente o tempo de produção. “Antes, uma moldagem podia levar até um mês para resultar em uma prótese pronta. Agora, conseguimos entregar em um ou dois dias, dependendo do fluxo de trabalho”, afirma Aline.
Treinada para operar as novas tecnologias, a equipe está pronta para atender pacientes de toda a região Sul. “Só aqui em Curitiba, atendemos cerca de 120 pacientes por mês. Com essa tecnologia, vamos agilizar a entrega, reduzir erros e melhorar a qualidade do atendimento”, conclui.
Experiência e reconhecimento
Usuário dos serviços odontológicos do SEST SENAT há quase três décadas, Carlos Agostinho Fedalto, de 85 anos, é testemunha da evolução da Instituição. Ele continua frequentando a unidade de Curitiba, onde também participa de atividades como pilates. “É um serviço muito importante, que favorece não só o dono da empresa, mas, principalmente, os funcionários”, afirma.
Para ele, o laboratório representa mais do que inovação; significa dignidade. “Tudo é muito caro hoje em dia, e esse serviço vem para ajudar quem mais precisa. O motorista, por exemplo, pode fazer o tratamento em uma unidade e finalizar em outra, com mais agilidade e qualidade”, comenta.
“A gente se sente em casa. Sempre fui bem atendido e respeitado. A direção está de parabéns. Estão realmente empenhados no bem-estar da categoria. Quem passou a vida inteira trabalhando com transporte só pode ficar agradecido”, conclui.
Fonte e Foto: Sest Senat
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais