Segurança no Transporte de Produtos Perigosos

Segurança no Transporte de Produtos Perigosos

16 de fevereiro, 2022

Os líquidos combustíveis são os produtos perigosos que mais circulam hoje nas estradas brasileiras, de acordo com a Defesa Civil do Paraná, porém não são os únicos. Agrotóxicos, corrosivos, gases inflamáveis ou tóxicos também incorporam esse rol de produtos que, ao serem liberados por causa de um acidente, podem causar graves danos às pessoas. “Em 2016, por exemplo, um grande acidente no litoral do Paraná causou comoção pela quantidade de vítimas fatais e prejuízos, após o vazamento e incêndio do etanol que era transportado”, recorda o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Fernando Raimundo Schunig.

Por se tratar de uma atividade de grande risco, a legislação relacionada a esse tipo de serviço precisa ser bastante rígida. Além disso, é necessário o comprometimento de todos os envolvidos, seguindo à risca todas as medidas de segurança no transporte de produtos químicos, que são diferentes dos convencionais.

Esses produtos possuem características químicas que adicionam periculosidade às operações de transporte e seus manuseios. A classificação é feita com base em uma lista de produtos perigosos definida pela ONU, em que são identificadas as características nocivas relacionadas a cada um deles, para que o mesmo possa entrar em uma das nove classes predefinidas. A partir desta classificação, as operações envolvendo o produto precisa ter cuidados adicionais, pois seu potencial nocivo de causar danos em caso de acidentes é muito maior. As obrigações para o transporte de cargas com essa característica são definidas pela ANTT.

Frente a esse cenário, a Defesa Civil, por meio da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências com produtos perigosos – CEP2R2 juntamente com a Polícia Rodoviária Federal do Paraná (PRF), ANTT, MPPR, DER, IAT e Exército, irá promover nos dias 15 e 16 de março o Seminário Estadual de Segurança no Transporte de Produtos Perigosos, com o apoio e a participação de diversas instituições, que compõem a comissão ou que são referência na área de atendimento e fiscalização de emergências no Estado. A FETRANSPAR é uma das entidades que apoiam o evento.

“É a primeira vez que este encontro será realizado em nosso Estado. A expectativa é quese possa juntar não apenas os profissionais envolvidos no atendimento às emergências ou que realizam a fiscalização, mas também de apresentar essas informações àqueles que estão diretamente envolvidos no transporte, fazendo o translado diário dos produtos”, destaca Coronel Fernando.

Segundo ele é necessário que todos estes profissionais compreendam a importância de se tomar as precauções para evitar danos maiores envolvendo os produtos perigosos. “Queremos evitar que os acidentes aconteçam, e ao mesmo tempo prevenir danos e prejuízos decorrentes quando eventualmente ocorrem”, frisa o Coronel.

Presencial e online

Ainda devido ao período de pandemia da Covid-19, o Seminário será realizado de forma presencial e online para que mais pessoas possam participar, sem grandes aglomerações.
Presencialmente, ele ocorrerá sede da Polícia Rodoviária Federal em Curitiba. Em paralelo, haverá uma transmissão virtual por meio de plataforma do Órgão.

De forma presencial, são profissionais que atuam na área de segurança de produtos perigosos, sejam fiscalizadores ou no atendimento a emergências, assim como os transportadores e profissionais do segmento. De forma virtual, o público é ilimitado. As inscrições serão disponibilizadas, em breve, no site da PRF, sem custo algum. Os links também serão divulgados no site da Defesa Civil Estadual.

Fique atento

A proposta é alcançar a maior quantidade de pessoas, inclusive os transportadores e motoristas envolvidos no transporte destas substâncias, para que conheçam melhor os riscos e medidas de segurança que precisam ser adotadas. “Informações e treinamentos são sempre bem-vindas ainda mais quando se trata de um assunto tão relevante para os profissionais do nosso setor, que diariamente estão nas estradas e precisam estar aptos e atentos para qualquer situação”, ressalta o presidente da FETRANSPAR e do Conselho Regional do SEST SENAT, Coronel Sérgio Malucelli.

Temas

A programação completa ainda será divulgada, mas serão abordados temas como: equipamentos obrigatórios, ações de emergência, responsabilidade compartilhada no Transporte de Produtos Perigosos, conduta para a prevenção de acidentes, atendimento a emergências, importância da adoção de medidas de segurança no setor de transporte, entre outros.

Palestrantes

Todos os palestrantes convidados são profissionais da área e de órgãos e instituições como a FETRANSPAR, ABIQUIM, PRF, Corpo de Bombeiros, entre outros, que possuem envolvimento em ações de segurança de produtos perigosos.

Fonte: Fetranspar/Gheysa Padilha Foto: Divulgação

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top