Representatividade do setor está mais forte

Representatividade do setor está mais forte

13 de novembro, 2019

O setor de transporte de cargas paranaense tem avançado ano a ano em sua representatividade em diversas frentes e setores. Nos dias de hoje a FETRANSPAR, que representa mais de 20 mil empresas em todo o território paranaense, é reconhecida como uma entidade que agrega valor ao setor, devido ao trabalho estratégico realizado, permitindo a defesa do empresário do transporte de cargas em suas inúmeras necessidades.

Atualmente a Federação está presente em 22 órgãos e/ou instituições em diferentes frentes, representando a categoria em assentos por decreto ou mesmo como convidada. Em cada uma dessas cadeiras, a FETRANSPAR fomenta e interage em debates importantes para o setor, resultando em uma presença ativa na vida política, social, ambiental e econômica do Estado.

“A Federação é uma entidade representativa com alta capilaridade no Paraná. Tudo o que for necessário fazer para que as empresas de transporte possam progredir, faremos. O setor representa 6% do PIB estadual, uma fatia expressiva de tudo o que é arrecadado, ou seja, as demandas também são proporcionais ao retorno econômico o qual o segmento traz para o Estado”, destaca o presidente da FETRANSPAR, Coronel Sérgio Malucelli.

Hoje é possível visualizar o setor de transporte de cargas paranaense de maneira estruturada o que justifica os resultados positivos que vêm sendo colhido. “Nossos sindicatos patronais representam os transportadores em âmbito municipal e a Federação em âmbito estadual e com uma forte presença na Confederação, que defende as demandas na esfera nacional”, explica Malucelli.

Pelo transportador O trabalho de representação do setor acontece rotineiramente, em agendas pré--estabelecidas, bem como em ações que, muitas vezes se fazem pontuais e/ou em situações em que a própria entidade também toma à frente.

“É algo dinâmico e que precisa estar alinhado às necessidades momentâneas, mas ao mesmo tempo com um olhar para o futuro do setor como um todo”, destaca Malucelli.

O presidente cita exemplo bastante emblemático que a Federação encampou junto com o G7, grupo formado pelos maiores setores produtivos do Paraná e do qual a FETRANSPAR faz parte. “Precisamos de maior agilidade nos processos jurídicos, a grande maioria de nossos empresários hoje possui demandas nesta esfera que muitas vezes travam o seu trabalho no dia a dia. Por isso, defendemos em conjunto com outros setores, uma regional do Tribunal Regional Federal (TRF) aqui no Estado do Paraná, o que resultará em maior agilidade nos processos que hoje se concentram no estado do Rio Grande do Sul”, exemplifica.

Outra participação de extrema importância da Federação está na Defesa Civil. Lá a entidade tem voz na Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2). O objetivo deste grupo é cooperar com as novas políticas de atendimento a emergências químicas, biológicas, radiológicas e nucleares, buscando adequar a estrutura do Conselho Consultivo de Controle do Transporte, Manuseio e Armazenagem de Produtos Perigosos do Estado do Paraná, tudo isso em consonância com o P2R2 nacional.

É papel da Federação estar atenta as necessidades que impactam o trabalho do transportador de cargas direta ou indiretamente.

A FETRANSPAR tem tido essa abertura, buscando ampliar cada vez mais sua representatividade de maneira estratégica, focando naquilo que vai agregar valor ao setor e ao empresário que nele atua.

Confira abaixo, os órgãos e ou grupo onde a FETRANSPAR se faz presente nos dias de hoje:

INSS – Participa do Conselho da Previdência Social, na Gerência Executiva do órgão em Cascavel

JARI – Polícia Rodoviária Federal

JARI – Departamento de Trânsito do Paraná – DETRAN

JARI – Departamento de Estadas e Rodagem do Paraná – DER

CETRAN – Conselho

JUCEPAR – Vice-presidência/Vogal

MOVIMENTO PRÓ PARANÁ – Conselho

G7 – Representa o setor de transporte de cargas do Paraná

ABTC – Conselho e Diretoria

NTC&Logística – Conselho e Diretoria

CNT – Conselho e Diretoria

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top