Piso mínimo de frete será tema de evento em Curitiba

Piso mínimo de frete será tema de evento em Curitiba

05 de fevereiro, 2020

Curitiba será sede de um dos maiores eventos do setor de transportes de cargas do País, o Conet&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado). Será nos dias 6 e 7 de fevereiro no hotel Four Points By Sheraton. A realização é da Associação Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística – NTC&Logística em conjunto com a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Fetranspar).

Empresários de transportes de todo o Brasil terão a oportunidade de debater temas como: a evolução dos custos do transporte; o piso mínimo de frete; a recuperação tarifária; renovação de frota, além de outros assuntos importantes para o segmento. Interessados em colocar outros assuntos em evidência também podem sugerir seus temas.

“O Conet&Intersindical é um evento de extrema importância para o setor de transporte de cargas. Não medimos esforços para trazer essa edição ao Paraná, pois o Estado tem um setor atuante na esfera nacional, e certamente os empresários participantes poderão contribuir de maneira ímpar nas discussões postas à mesa”, explica o presidente da Fetranspar, coronel Sérgio Malucelli.

Ele lembra que o setor de transporte representa perto de 6% do PIB Estadual. “Nossos empresários estão constantemente em evolução, buscando novidades, inovações e atentos as mudanças na legislação que impactam diretamente no negócio. O Conet vai debater todos esses assuntos e certamente os participantes terão uma visão geral do cenário do setor para 2020”.

Realizado há quase 50 anos, o Conet&Intersindical reúne empresários e lideranças do setor para debates, análises e divulgações de estudos. Com duas edições anuais, o encontro é dividido em dois eventos tradicionais: o Conet, voltado para a discussão empresarial de custos, em que o Decope da NTC&Logística apresenta as pesquisas de mercado e aponta os direcionamentos relacionados ao frete e a Intersindical, que discute e busca soluções para os assuntos mais relevantes do setor.

Criado com o objetivo de ser itinerante, percorrendo o Brasil debatendo e apresentando temas do segmento do transporte rodoviário de cargas (TRC) para os empresários do setor, o Conet&Intersindical já passou por diversas cidades brasileiras, como Bento Gonçalves, Fortaleza, João Pessoa, São Luís, Vitória, Natal, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Rio Quente.

Agora, em sua primeira edição de 2020, será realizado no Paraná, Estado que ocupa a 2ª posição no ranking do transporte brasileiro e possui mais de 12 mil transportadoras que, entre 2010 e 2015, foram responsáveis pela geração de R$ 27,1 bilhões em receita na região.

Atualmente, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística congrega cerca de 4.000 empresas de transporte associadas direta e indiretamente e mais de 50 entidades patronais. Além de uma gama de fornecedores e embarcadores em todo o Brasil, representa um universo de 10.500 empresas que operam uma frota superior a 1 milhão de caminhões e criam mais de 4 milhões de postos de trabalho.

Para Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística, “o primeiro CONET do ano é de fundamental importância para o TRC, pois é ali que serão discutidos os assuntos que serão pauta durante todo o ano, dando uma diretriz de qual caminho o setor seguirá em 2020”.

Programação

No primeiro dia de evento, a palestra “A Lei de Abuso de Autoridade e suas Consequências no TRC” será apresentada pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ)  Nefi Cordeiro, além do Relatório de Providências Conet/2019 pela Assessora Jurídica da NTC, Gildete Menezes e a divulgação dos estudos do Índice de Variação do INCT – Índice Nacional de Custos do Transportes, Defasagem dos Fretes e Tendências – NTC/ANTT, Piso Mínimo de Frete e Recuperação Tarifária apresento por Lauro Valdívia,  Assessor Técnico da entidade.

Já na Intersindical, o presidente do Setcesp Tayguara Helou falará sobre o assunto “Renovação de frota: plano de retirada de veículos irregulares” e apresentará o projeto “Logística sem papel”. Assuntos como as reformas trabalhistas e sindicais, será apresentado por Narciso Figueirôa Jr., Assessor Jurídico da NTC e o cenário macroeconômico e infraestrutura do transporte, também serão debatidos durante o evento.

O CONET&Intersindical edição Curitiba conta com apoio da Seguipar, Setcamar, Setcepar, Setcguar, Setcsupar, Sindifoz, Sindiponta, Sindivale, Sintratol e Sintropar, além da Fetranspar como entidade anfitriã e da CNT/Sest Senat/ITL como apoiadores institucionais.

Serviço:

Local: Four Points By Sheraton – Curitiba/PR
Av. Sete de Setembro, 4211 – Batel

Data: 6 e 7 de fevereiro de 2020

Fonte e Foto: Revista Carga Pesada

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Fev/2020
Top