Pesquisa CNT 2025 aponta 42,5% de estradas paranaenses como regular
17 de dezembro, 2025
Foram analisados 6.601 km no Estado, que representam 5,8% do total pesquisado no Brasil
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou, nesta quarta-feira (17), o resultado da 28ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, que neste ano abrangeu aproximadamente 114.500 quilômetros de estradas — um acréscimo estimado de 2,6 mil quilômetros em relação à edição de 2024. A Pesquisa cobre toda a malha pavimentada das rodovias federais, os principais trechos de rodovias estaduais nas 27 Unidades da Federação e a totalidade das rodovias sob concessão.
A qualidade das rodovias brasileiras exerce um impacto direto na eficiência econômica e no desenvolvimento social do país. Para garantir segurança e fluidez no tráfego de pessoas e mercadorias, é essencial dispor de uma infraestrutura de qualidade, além de dados atualizados sobre as condições das vias.
A Pesquisa CNT de Rodovias 2025 – o mais abrangente estudo sobre a infraestrutura rodoviária no Brasil – revela que as rodovias são classificadas, no seu Estado Geral, como ótimo (10,1%); bom (27,8%); regular (43%); ruim (15,1%) e péssimo (4,0%). Enquanto em 2024 os números eram: ótimo (7,5%); bom (25,5%); regular (40,4%); ruim (20,8%) e péssimo (5,8%). Os índices indicam uma melhora na qualidade geral, demonstrando que o aumento de investimentos começa a apresentar resultados, quebrando, assim, a inflexão da curva.
Somente no Paraná, em 2025, foram analisados 6.601 km no Paraná, que representam 5,8% do total pesquisado no Brasil. Segundo o levantamento, os índices apontaram uma melhora considerável no Estado Geral das rodovias. Em 2024 apenas 6% das estradas eram consideradas ótimas e 31% boas. Agora, em 2025, 15,6% foram classificadas como ótimas e 33% boas.
“A Pesquisa CNT 2025 mostra uma evolução nas condições gerais das estradas paranaenses. Isso é fruto de um olhar mais estratégico dos órgãos responsáveis bem como os primeiros resultados das concessões privadas. É bom, sim. Suficiente ainda não. Como entidade representativa, seguiremos acompanhando esse processo para que cada vez mais tenhamos evoluções permanentemente em infraestrutura”, avalia o presidente do Sistema FETRANSPAR, Coronel Sérgio Malucelli.
Confira abaixo dados específicos ao Paraná em 2025
Estado Geral: 15,6% da extensão avaliada foram classificadas como Ótimo, 33,0% Bom, 42,5% Regular, 8,3% Ruim e 0,6% Péssimo.
Pavimento: 41,8% da extensão avaliada foram classificadas como Ótimo, 8,4% Bom, 42,4% Regular, 6,6% Ruim e 0,8% Péssimo. 0,0%, está com o pavimento totalmente destruído.
Sinalização: 23,3% da extensão avaliada foram classificadas como Ótimo, 47,3% Bom, 25,2% Regular, 2,7% Ruim e 1,5% Péssimo. 2,9% da extensão está sem faixa central e 6,2% não tem faixas laterais.
Geometria da Via (traçado): 30,2% da extensão avaliada foram classificadas como Ótimo, 15,3% Bom, 26,7% Regular, 17,6% Ruim e 10,2% Péssimo. As pistas simples predominam em 77,2%. Falta acostamento em 44,9% dos trechos avaliados. 11,7 % dos trechos com curvas perigosas não têm sinalização.
Pontos críticos: a Pesquisa identifica 16 no estado.
Custo operacional: as condições do pavimento no estado geram um aumento de custo operacional do transporte de 24,0%. Isso se reflete na competitividade do Brasil e no preço dos produtos.
Investimentos necessários: para recuperar as rodovias no Paraná, com ações emergenciais (reconstrução e restauração) e manutenção, é necessário R$ 4,44 bilhões.
Custo dos acidentes*: o prejuízo gerado pelos acidentes foi de R$ 1,69 bilhão em 2024. No mesmo ano (2024), o governo gastou R$ 11,97 milhões com obras de infraestrutura rodoviária de transporte
Meio ambiente: em 2025, estima-se que houve um consumo excessivo de 60,4 milhões de litros de diesel devido à má qualidade do pavimento da malha rodoviária no estado. Esse desperdício gerou um prejuízo R$ 347,22 milhões aos transportadores e uma emissão de 159,63 mil toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera.
Investimentos*: do total de recursos autorizados pelo governo federal para infraestrutura rodoviária especificamente no Paraná em 2025 (R$ 21,21 milhões), foram investidos R$ 1,88 milhões até novembro (8,9%).
*(Valores corrigidos pelo IPCA de outubro de 2025).
Metodologia da Pesquisa
A Pesquisa CNT de Rodovias representa o levantamento mais abrangente e atualizado da malha rodoviária do Brasil, em que são avaliadas as condições dos diversos elementos que a constituem – em um total de 22 variáveis, nas categorias de pavimento, sinalização e geometria da via.
A relevância da Pesquisa decorre da abrangência da coleta de campo, da sua representatividade e da sua consistência metodológica que, ao longo dos anos, permite a comparação dos dados em uma série histórica e a análise de como os investimentos e as intervenções impactam a qualidade da infraestrutura.
O levantamento foi realizado por 24 equipes ao longo de 30 dias (de 30 de junho a 29 de julho de 2025). A coleta de dados foi feita de forma 100% digital, com o uso de novas tecnologias e de inteligência artificial, resultando em uma maior precisão e confiabilidade das informações.
Acesse o estudo Pesquisa CNT de Rodovias 2025
Acesse o estudo Pesquisa CNT de Rodovias 2024
Foto: Arquivo EPR Litoral Pioneiro BR-277
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
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