Paraná se prepara para retomada da economia no pós-Covid

Paraná se prepara para retomada da economia no pós-Covid

20 de abril, 2020


O presidente da FETRANSPAR e do Sest Senat no Paraná, Coronel Sérgio Malucelli, participou nesta segunda-feira (20) de reunião, por videoconferência, com lideranças do setor produtivo que formam o chamado G7 e que contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e de secretários do Governo.

Durante a reunião, Ratinho Junior adiantou que o governo estadual criou um comitê de trabalho para propor estratégias que busquem acelerar o processo de recuperação do Estado. Esse grupo será liderado pelo vice-governador Darci Piana.

Sérgio Malucelli, em sua explanação, levou as demandas do setor de transporte ao conhecimento de todos os presentes e defendeu que o Estado também pense em um plano de abertura gradual de todas as atividades econômicas, que hoje estão limitadas a atuar nos diferentes municípios paranaenses.

“Vemos que esse processo precisa anteceder o plano que vai dar impulsionamento da economia no pós-pandemia”, explicou Malucelli que fez uma análise deste primeiro mês de isolamento social. “Percebemos as pessoas com receio sobre o que poderá vir a acontecer nos próximos meses, até porque ainda não se chegou ao pico de transmissão do virus, segundo as autoridades sanitárias. Então, quando formos reabrir as atividades é necessário dar total suporte para os cidadãos e trabalhadores de todos os setores, como forma de tranquilizá-los de que o momento vai exigir de todos, mas que todos estarão amparados pelo Estado”.

Neste sentido o presidente da FETRANSPAR citou ações já realizadas aos profissionais do setor de transporte e que podem ser aplicadas para a sociedade como um todo. Entre as sugestões defendidas pela Federação ao iniciar o processo de reabertura estão:

1 - Que se faça uma ampla campanha de conscientização e educação junto a toda a sociedade sobre a importância dos cuidados de higiene pessoal e na chamada ‘etiqueta do espirro’, com o intuito de diminuir o contágio e as aglomerações;

2 – Que se tenha estratégias para garantir que o cidadão terá à disposição a possibilidade de compra de máscaras e álcool em gel, que hoje não se encontra no mercado de maneira disseminada e para que a população que não têm condições receba esses itens de maneira gratuita. Com isso, o trabalhador vai se sentir mais protegido;

3 - Que se tenha testes disponíveis para identificar a Covid-19, mesmo que por amostragem. Com isso, o Estado demonstrará que está no controle da situação e o cidadão sentirá mais seguro em um eventual aparecimento de sintomas;

4 – Que se tenha a garantia de que os profissionais de saúde tenham a estrutura adequada para atender nos hospitais e unidades de saúde. Que leitos estejam disponíveis caso se precise de atendimento, se for o caso hospitais de campanha de prontidão.

“Hoje o isolamento social se apresentou como a maneira adequada para conter o avanço da Covid-19, novamente segundo informações do setor de saúde. Contudo, vai chegar o momento de pedir para o trabalhador sair do confinamento, mas para isso ele terá que contar com um terreno seguro com o mínimo de garantia de que não será infectado ou levará o vírus para sua família. São medidas sociais que ajudarão também a economia, e claro, o setor de transporte o qual fazemos parte”, defendeu Malucelli.
 
Iniciativas

O governo do Estado  informou durante o encontro que vai lançar nas próximas semanas um selo “made in Paraná” para estimular a produção e consumo de produtos locais, fortalecendo o empresariado paranaense. A intenção é fomentar a economia, gerando emprego e renda nas mais diversas regiões. Uma campanha publicitária, em diversas mídias, também está sendo criada como forma de propagar a iniciativa.

Compras

Como forma de colaborar e expandir a iniciativa, Ratinho Junior reforçou que o governo iniciou estudos para também ampliar a compra de produtos estaduais. “Fazemos licitações todos os dias, muitas delas milionárias. Pedi para que, dentro da lei, se possa encontrar uma forma de comprar mais dos nossos fornecedores locais”, explicou.

Infraestrutura

O governador comentou ainda que o Estado pensa em formas alternativas de estimular a construção civil, especialmente com obras de infraestrutura rodoviária, pólo indutor da geração de empregos. “Iniciativas rápidas para colaborar com a população”, afirmou ele.

Participaram da reunião o presidente do Sistema Ocepar (cooperativas) e atual coordenador do G7, José Roberto Ricken; os presidentes da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro; do Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Ágide Meneguette; da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina; Sérgio Malucelli, da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar); e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Marco Tadeu Barbosa. Piana representou também a Fecomércio.

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top