Paraná começa a receber os primeiros pedágios eletrônicos para cobrança automática de tarifa
07 de novembro, 2025
As intervenções ocorrem na BR-163, nos quilômetros 154 e 156, em Santa Lúcia; na PR-182, no km 517, em Ampére, e na PR-280, no km 234, em Vitorino
O Paraná iniciou a instalação dos primeiros pórticos do sistema de pedágio eletrônico em rodovias sob gestão da EPR Iguaçu, concessionária que administra 662 quilômetros no Oeste e Sudoeste do estado. As frentes de trabalho já realizam limpeza, terraplanagem e preparação das bases onde serão montadas as estruturas.
As intervenções ocorrem na BR-163, nos quilômetros 154 e 156, em Santa Lúcia; na PR-182, no km 517, em Ampére, e na PR-280, no km 234, em Vitorino. Após a preparação do terreno, a concessionária prevê serviços de pavimentação, drenagem, montagem das estruturas metálicas e instalação da sinalização específica do sistema. A implantação foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Como o sistema funciona
O sistema prevê identificação automática dos veículos por TAG ou leitura de placa, permitindo a passagem sem parada. Motoristas que não utilizarem TAG deverão quitar a tarifa pelos canais digitais da concessionária; a falta de pagamento será configurada como evasão e poderá resultar em multa. O diretor executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas, fala sobre a iniciativa.
Antes da cobrança efetiva haverá um período de testes abrangente para verificar o funcionamento do conjunto de equipamentos e atender aos parâmetros contratuais da concessão. Durante essa fase, serão realizados testes operacionais do sistema e ações de divulgação para explicar o funcionamento à população e aos usuários.
A concessionária informou que a implantação será acompanhada por ampla comunicação e transparência, com informações direcionadas a municípios, motoristas e pontos de atendimento ao longo do trecho. Haverá campanhas para esclarecer procedimentos, prazos e canais de suporte, além de orientações para resolução de dúvidas.
Quando o sistema for implementado, os condutores deverão registrar os dados pessoais e do veículo no site da concessionária para receber avisos, acompanhar valores e regularizar pagamentos. Mesmo condutores que adotarem TAG precisarão fazer o cadastro para receber notificações caso haja falha no equipamento.
Gastos do usuário
No entanto, o consultor do Observatório dos Pedágios da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Homero Marchese, aponta que o modelo precisa ser implementado de forma que considere também a maior economia do usuário.
Ele ressalta que a implementação de pedágios automáticos em áreas urbanas é um ponto preocupante, por causar prejuízo financeiro a condutores que precisam fazer pequenos deslocamentos.
A concessionária aponta que dentre os benefícios do novo modelo estão a maior fluidez do tráfego, a redução de filas e o ganho de segurança e conforto, uma vez que os veículos não precisarão parar nas praças tradicionais. Também é citada a redução na emissão de poluentes decorrente da menor necessidade de desaceleração e retomada de velocidade.
A concessionária informou ainda que serão instalados totens de atendimento em pontos comerciais e bases de usuário ao longo do trecho para facilitar pagamentos e esclarecimentos presenciais. A operação do sistema seguirá os parâmetros estabelecidos no contrato de concessão e na regulamentação da ANTT.
Fonte: CBN/Bruno de Oliveira Foto: EPR
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