Painel solar: tecnologia que ajuda a preservar o meio ambiente

Painel solar: tecnologia que ajuda a preservar o meio ambiente

12 de julho, 2021

A instalação de painéis solares fotovoltaicos tem ganhado cada vez mais adeptos. Empresas e casas podem ter uma economia de até 95% em sua conta de luz, além disso, o investimento nesse sistema de energia traz um alto retorno financeiro ao longo do tempo, considerando que ninguém ficará sem usar energia, pois se trata de um bem vital para a vida humana, assim como água.

Apostando nessas e outras vantagens, a empresa Ghelere Transportes, em Cascavel, no oeste paranaense, após mais de um ano de estudos, investiu nesse sistema, o qual contribuiu pra a redução da troca de bateria convencional de chumbo, e de quebra ajuda ainda em outros aspectos como não correr o risco de ficar sem partida após longos períodos parados.

“O sistema de placa fotovoltaico é amplamente utilizado em casas e conhecido nosso, colocamos um sistema similar, mas agora feito para veículos, com placas flexíveis e instalação reduzida, trazendo a vantagem de carregar a bateria do veículo mesmo com ele parado, uma vez que tenha luminosidade, alguma carga é feita e gera ganhos para o sistema”, explica o diretor executivo, Eduardo A. Ghelere.

Em geral, de acordo com ele, os veículos estão sendo equipados cada vez mais com rastreadores e periféricos, como câmeras ou sistemas, que consomem carga da bateria, bem como geladeiras para melhorar o dia a dia do motorista, e tudo isso acaba consumindo mais energia e faz com que a bateria fique com uma vida útil cada vez menor.

O sistema implantado na Ghelere consiste em duas placas com um controlador de carga que consegue carregar a bateria toda vez que tiver luminosidade, levando 27~29v de carga (qualquer carga acima de 25v já carregará a bateria de chumbo) e assim realizando a recarga mesmo com o veículo desligado, obviamente andando o sistema também carrega, o que gera também economia de combustível ao acionar menos o alternador (que utiliza uma correia e tira 1~2% da força do motor ao ser acionado).

“Nos veículos não foram necessários nenhuma adaptação, toda instalação foi feita externamente e o controlador de carga foi colocado dentro do porta-objetos externo, e daí vai diretamente para a bateria, assim sendo de simples instalação, apenas colado”, diz o diretor. Com o investimento de pouco mais de R$ 2 mil reais, pela empresa, foi possível adquirir o sistema e verificar sua eficiência, o que levou a compra de mais 200 kit’s para instalar em toda a frota.

Ghelere explica que ainda não é possível estimar ganhos financeiros, mas o diretor acredita que o tempo da bateria irá durar, pelo menos, três vezes mais, assim já realizando o payback do sistema. “Ainda há o ganho em economia de combustível, que é difícil mensurar, mas sabemos que existe”, avalia.

Além de ganhos financeiros, a empresa também aposta nos benefícios ambientais. “Sabemos que ao colocar o sistema e realizar muito menos trocas de bateria na empresa, vamos contribuir positivamente para o meio ambiente, com menos descartes de materiais pesados como chumbo, bem como não perder cargas, por exemplo, nas segundas-feiras, quando o veículo permanece o final de semana todo desligado e eventualmente negava partida”, menciona Ghelere, que completa: “nossa empresa preza pela sustentabilidade e é adepta ao Programa Despoluir desde 2015, quando decidimos que o nosso caminho tinha que ser sustentável, achamos este programa sensacional pelo atendimento no local, técnicos engajados e ao mesmo tempo pela simplicidade, é o que buscamos aqui, com interesses alinhados não tem como ser melhor essa parceria”.

Foto: Divulgação

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top