NTC&LOGÍSTICA - CONET de João Pessoa debate temas de cunho técnico pertinentes ao TRC
  • 25-anos
  • despoluir
  • sest senat

NTC&LOGÍSTICA - CONET de João Pessoa debate temas de cunho técnico pertinentes ao TRC

08 de fevereiro, 2019

Na tarde de ontem (7/2), líderes e empresários do Transporte Rodoviário de Cargas reuniram-se em João Pessoa (PB) para debater assuntos de grande importância para o setor. O CONET (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado) tornou-se um evento tradicional do TRC, aguardado pela categoria por conta dos direcionamentos relacionados ao frete. Esta edição é uma realização da NTC&Logística e tem como entidade anfitriã o SETCEPB. A organização é da DBA&C Associados.

Representando o Governador da Paraíba, João Azevedo Lins Filho, Deusdete Queiroga Filho, Secretário de Estado e Infraestrutura dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, deu início ao evento. “Estamos aberto para receber as demandas do setor de transporte de carga que é um dos principais do país”.

Em seguida, foi a vez de Adalberto Alves Araujo Filho, Superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, representando o Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, deixar sua mensagem. “A cidade está sendo preparada para concluir o plano de mobilidade urbana que contou com a participação do TRC, setor de grande importância para o desenvolvimento do Brasil”.

Vander Costa, futuro presidente da CNT, participou do evento e representou o atual presidente, Clésio Andrade, na cerimônia de abertura. De acordo com ele, reunir e debater as questões do setor é o primeiro passo para resolver os problemas. “Daqui sairão propostas para isso”, afirma. “Uma das metas da CNT é mostras ao novo governo que o caminho para desenvolver o país é investir em infraestrutura”.

Segundo José Arlan da Silva Rodrigues, Presidente do SETCEPB, o governo da Paraíba investiu na infraestrutura e saiu do 18º para o 4º lugar na última pesquisa da CNT. “Há um canal direto do setor com a prefeitura de João Pessoa, que entende a importância e atende as demandas por mobilidade e estacionamento de caminhão para o abastecimento da cidade, por exemplo”.

Urubaran Helou, Vice-Presidente da NTC&Logística, iniciou sua fala elogiando a mobilidade urbana de João Pessoa e seguiu falando do mercado e da economia. “A economia não é uma ciência exata, mas todos os setores estão se mobilizando para recuperá-la; e com o TRC não é diferente. Agora é hora da arrancada. Se o país melhorar, o TRC melhora e muito. É hora de encararmos a recuperação tarifária, a reforma da Previdência, que pode significar um impacto positivo de 2 a 3% no PIB”, afirmou. “Temos reclamado que há caminhão sobrando, mas não temos falado de fiscalização para tirar os aventureiros do setor. Se eles deixarem de atuar, o mercado se equilibra”, concluiu.

Para finalizar a abertura do evento, José Hélio Fernandes, Presidente da NTC&Logística, falou sobre a importância do encontro e aproveitou para parabenizar Vander Costa pelo cargo que assumirá em breve na CNT. “É preciso ter nervos de aço para agir com sabedoria e não pelo impulso”. Para José Hélio, o motivo principal do CONET é levar para discussão os principais temas do setor, incitando um debate saudável entre os participantes. “Tenho certeza que no final dos dois dias de evento daqui sairão decisões importantes para o nosso setor. E o que é bom para o nosso setor, é bom para o país”.

Finalizados os discursos de abertura, foi a vez da secretária do CONET e assessora jurídica da NTC, Gildete Menezes, dividir com os participantes o Relatório de Providências do CONET/2018 (Vitória), mostrando o trabalho realizado durante e após o evento, em diversas frentes.

Em seguida, Lauro Valdívia, assessor técnico da NTC&Logística, revelou a pesquisa de mercado, realizada em parceria com a ANTT, com empresas de transporte rodoviário de cargas em todo o Brasil e apontou a situação do setor em 2018.

Vale ressaltar que, no período da manhã, aconteceu o encontro das Comissões de Piso Mínimo (Sala Cabo Branco 1) e das Multas da ANTT (Sala Manaira). As informações serão compartilhadas durante a Intersindical, que acontece hoje (8).

O CONET&Intersindical edição João Pessoa é uma realização da NTC&Logística com organização da DBA&C Associados, tendo como entidade anfitriã o SETCEPB. Conta com o patrocínio da Autotrac, Iveco, Man Latin America, Mercedes-Benz, Trade Vale.

Fonte: NTC&Logística  Foto: Divulgação

Comente pelo Facebook

25 ANOS

Visite o hotsite em comemoração aos 25 Anos

saiba mais
DESPOLUIR

Programa Ambiental do
Transporte

saiba mais
SEST SENAT

Serviço Social do Transporte
Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

saiba mais
JORNAL Mar/2019
Proluv
Top