NTC&Logística: 60 anos de história

NTC&Logística: 60 anos de história

15 de setembro, 2023

Neste momento em que celebramos os 60 anos da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), é inevitável não se envolver em uma profunda reflexão sobre nossa trajetória. Participar e trabalhar nesta entidade me proporcionou uma visão privilegiada sobre a evolução e as conquistas do setor ao longo dessas seis décadas. Hoje, com orgulho e responsabilidade, compartilho um pouco dessa história e de nosso compromisso incansável com o progresso e a inovação.
 
Desde a sua criação em 1963, a NTC&Logística tem estado na vanguarda da defesa dos interesses do setor de transporte de cargas e logística. Ao longo dos anos, a importância do trabalho político da entidade tornou-se evidente. Esta entidade desempenhou um papel fundamental na criação, reforma e aprovação de inúmeras leis que têm como objetivo otimizar e fortalecer a atuação de nossos associados e o setor de transporte de cargas como um todo.
 
Um dos exemplos mais marcantes foi a luta pela desoneração da folha de pagamento, conseguida com o advento da Lei nº 12.844, de 19.07.2013, para vigorar até dezembro de 2014 e de lá para cá mantida através de prorrogações, a última em dezembro de 2021 para vigorar até dezembro de 2023. Esta medida possibilitou um alívio significativo para as empresas do setor, garantindo que pudessem redirecionar recursos para investimentos estratégicos, capacitação de colaboradores e inovação tecnológica. Como resultado, vimos um setor mais robusto, ágil e adaptável às demandas crescentes de um mundo globalizado.
 
Além disso, a aprovação da MP 1153/2022, que culminou na Lei 14.599/2023, foi outra conquista emblemática. Esta lei, voltada para os seguros de responsabilidade civil, significou a reconquista para o transportador do direito de contratar o próprio seguro, negociando diretamente com sua seguradora as coberturas do seu negócio e as condições a serem observadas na sua operação de transporte, incluídas a regras de gerenciamento de risco, o que trouxe mais segurança jurídica e confiança para o transportador, seus parceiros e clientes, fortalecendo ainda mais nosso segmento.
 
No cenário internacional a atuação da entidade se faz presente nas discussões do interesse do transportador nos órgãos oficiais que negociam as regras de transporte do Mercosul e de toda a América Latina. A batalha pela implementação do Convênio TIR, em parceria com a IRU, da qual a NTC é associada e única representante no Brasil, destina-se a proporcionar uma integração mais eficaz com os padrões e práticas de transporte internacional. O surgimento do Documento de Transporte eletrônico – o DT-e, ainda em fase de regulamentação, servirá para desburocratizar e agilizar os processos logísticos, beneficiando não só os transportadores, mas toda a cadeia produtiva e o consumidor final. A Logística Sem Papel, já em andamento, é uma outra bandeira da entidade, tema de grande importância para o nosso  segmento e tende a revolucionar o transporte rodoviário de cargas, tornando-o mais eficiente, transparente e sustentável. Com a eliminação de papel o transportador otimiza sua operação, reduz seus custos e melhora a experiência do cliente, além de contribuir para um meio ambiente com operação mais sustentável.
 
Estas conquistas, entre muitas outras, são testemunho da resiliência e dedicação de todos os que fazem parte desta associação. São 60 anos de trabalho árduo, mas, acima de tudo, 60 anos de paixão pelo que fazemos.
 
E, embora estejamos comemorando o passado, é importante frisar que a NTC&Logística não para. O presente e o futuro nos aguardam com novos desafios e oportunidades. Com o compromisso e a união que caracterizam o setor, não tenho dúvidas de que seguiremos trilhando um caminho de êxito, contribuindo para o progresso do Brasil e consolidando ainda mais a posição da entidade de referência no transporte de cargas e logística.
 
Por mais 60 anos da NTC&Logística!
 
Francisco Pelucio
Presidente da NTC&Logística

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top