Motoristas capacitados garantem condução econômica

Motoristas capacitados garantem condução econômica

25 de março, 2019

Reduzir o consumo de combustível e ao mesmo tempo diminuir a emissão de gases poluentes. Esses são apenas alguns dos objetivos do Programa de Eficiência Energética, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que veem ao encontro do Programa Despoluir.

Hoje, o diesel é o principal insumo do transporte rodoviário: responde por cerca de 40% do custo operacional do transporte. E seu preço tem pressionado os transportadores. De acordo com a Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador da CNT, quase 80% dos entrevistados disseram ter percebido aumento dos valores dos combustíveis. Lubrificantes e pneus também pesaram mais na conta para 75% e para 50% dos entrevistados, respectivamente.

“Buscamos a atualização constante para promover, efetivamente, a redução de gases na atmosfera. As aferições, por exemplo, são voltadas a melhoria da eficiência energética. Sabemos que um motorista bem treinado, bem capacitado para fazer uma condução econômica, vai dar o resultado mais eficiente, podendo fazer redução de até 12%”, ressalta o coordenador do Despoluir Paraná, Adriano Jacomel.

Ainda de acordo com ele, o benefício é para todos. “Para as empresas a redução dos custos com combustíveis, para o trabalhador a promoção da saúde e a melhor qualidade de vida e para todos, maior cuidado com o Meio Ambiente e menor impacto ambiental gerado pelas operações de transporte”, comenta o coordenador.

Capacitação

O Sest Senat oferece cursos a motoristas profissionais, os quais mostram alternativas distintas para se chegar a direção mais eficiente. Na modalidade presencial, estão disponíveis os cursos ‘Motorista de Transporte de Cargas SmartDriver’, com 12 horas de duração; e ‘Inclusão Digital’, com 4 horas de duração. Todos gratuitos para trabalhadores do transporte. Já na modalidade a distância, o curso ‘Gestão de Combustível – Fuel Management’, com 8 horas de duração, o mesmo está disponível para qualquer pessoa, gratuitamente.

Mais informações: www.sestsenat.org.br

Fonte: Despoluir Paraná

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Jun/2019
Top