Logística reversa de óleos lubrificantes

Logística reversa de óleos lubrificantes

13 de junho, 2022

O óleo lubrificante tem a função de garantir o perfeito funcionamento dos motores dos caminhões, reduzindo o atrito entre as peças que compõem o equipamento, além disso também atua como um fluído de refrigeração ou limpeza de detritos e contra a corrosão do conjunto.

A troca de óleos lubrificantes e filtros é um dos serviços mais realizados dentro das empresas de transportes, pois este procedimento garante a manutenção correta e preventiva dos veículos.

O armazenamento e destinação final dos óleos lubrificantes e filtros deve ser realizado de forma correta para que os produtos não tenham contato direto com o meio ambiente pois o descarte de forma irregular pode gerar grandes impactos ambientais como contaminação do solo e água.

Na empresa Rodomax, parceira do Programa DESPOLUIR Paraná, o cuidado com o meio ambiente é refletido na moderna Estação de Lubrificação, a qual possibilita melhor controle, menor desperdícios e menos riscos ambientais.

De acordo com o diretor, Daniel Dall Agnol, hoje a frota conta com 90 veículos, que juntos consomem aproximadamente 400 litros de óleo lubrificante por mês. As trocas são realizadas conforme os prazos de quilometragem estabelecidos por cada montadora e para cada componente do veículo. Junto a troca de óleo, automaticamente, é realizado a troca de filtro.

“Os óleos e filtros usados são armazenados em local apropriado e coletados mensalmente por empresas certificadas para tal tipo de coleta”, comenta Dall Agnol ao acrescentar: “anualmente nossos veículos passam pelas medições e aferições do DESPOLUIR, o que também e ajuda a garantir que os mesmos rodem de forma mais limpa e segura, contribuindo assim para toda a sociedade e o meio ambiente”.

Você sabia?

A Resolução Conama nº 362/2005 proíbe qualquer descarte de óleos usados ou contaminados em solos, subsolos, nas águas interiores.

Também é vetado o descarte no mar territorial, na zona econômica exclusiva e nos sistemas de esgoto ou evacuação de águas residuais. A resolução ainda estabelece que a combustão ou a incineração de óleos não são consideradas formas de reciclagem ou de destinação adequada.

A legislação recomenda a aplicação da logística reversa, que deve ser feita pelos produtores e importadores dos óleos lubrificantes.

Seviço:

Empresas interessadas em participar e se tornarem parceiras do Programa DESPOLUIR FETRANSPAR podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 3333-2900.

Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top