Exportações do Paraná acumulam alta de 14% no ano

Exportações do Paraná acumulam alta de 14% no ano

22 de agosto, 2022

As exportações do Paraná acumulam alta de 14% de janeiro a julho de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia. No total foram mais de 12 bilhões e 600 milhões de dólares exportados no período.

Já as importações superaram os 12 bilhões e 700 milhões de dólares no período, uma alta de 35% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, resultando num déficit da balança comercial do estado em torno de 112 milhões de dólares.

A corrente de comércio, que é a soma das importações e das exportações ficou em 25 bilhões e 400 milhões de dólares, valor 24% acima do registrado no acumulado de janeiro a julho do ano anterior.

Segundo o economista da Fiep, Evânio Felippe, é possível perceber uma representação menor da China na pauta de exportações do Paraná e uma participação maior e mais diversificada de outros países.

Em 2022, houve incremento de 19% nas exportações para os Estados Unidos, de 25% para a Argentina, de 297% para a Índia e de 38% para o México. A alta nas importações da Rússia se deve principalmente à compra de insumos e fertilizantes para o agronegócio. Um ponto que chama a atenção é como o cenário de inflação e guerra tem afetado o preço dos produtos.

Mais de 95% das importações do Paraná em julho estão concentradas na indústria de transformação. As atividades que mais impactaram no resultado foram fabricação de produtos químicos, petróleo e derivados, o setor automotivo e máquinas e equipamentos.

Ouça reportagem

Fonte: CBN/Felipe Harmata Foto: Divulgação

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top