Encontro Nacional Despoluir

Encontro Nacional Despoluir

19 de outubro, 2022

 Equipe DESPOLUIR FETRANSPAR marca presença e recebe troféu como reconhecimento para as Federações nesses 15 anos de programa

 


Teve início na segunda-feira (17), na sede da CNT, em Brasília, a edição de 2022 do Encontro Técnico Nacional do Programa Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela CNT e pelo SEST SENAT. Considerado o maior programa ambiental do transporte da iniciativa privada do Brasil, o Despoluir é executado pelas 24 Federações parceiras e possui como diferencial atender empresas e autônomos, promovendo serviços ambientais gratuitos e boas práticas. Em 15 anos de atuação, o Despoluir já atingiu mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares, cooperando para a melhoria da qualidade de vida e para a redução de emissões.

Participaram da cerimônia de abertura o diretor executivo da CNT, Bruno Batista; o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira; e a diretora executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende. Apenas em 2022, já foram 5.462 empresas atendidas pelo programa e esse número só foi alcançado devido a muito trabalho, planejamento e compromisso, ressaltou Bruno Batista. “Essa é uma missão muito nobre, em um contexto ambiental tão importante, e que leva a marca da CNT e do SEST SENAT. O momento é de agradecer a todos os técnicos e às Federações”, conclui. O diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, destacou que, após dois anos de pandemia, o encontro de 2022 se torna ainda mais importante devido à importância de reunir todos novamente. “A interação é muito importante para todos, para que através do Despoluir, o nome da CNT e do SEST SENAT possa chegar a mais e mais empresas. E que todos possam conhecer as nossas ações voltadas para o meio ambiente, que é uma agenda muito positiva. Por isso, sempre somos bem recebidos em todas as empresas. É uma causa comum a todos.

Para continuarmos em evolução, precisamos trabalhar como um corpo só em todo o Brasil”.
O encontro contou com mais de 150 coordenadores técnicos locais, que atuam no programa em todo o Brasil, distribuídos em 24 federações. E teve como função a habilitação técnica operacional e o alinhamento entre as equipes, com foco especial no aprimoramento técnico da execução da iniciativa.

Para a diretora executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende, o encontro agrega novos valores e conhecimentos para todos os participantes do Programa. “Temos uma agenda que trará informações e ações interessantes para os técnicos nesses dois dias, para que possamos melhorar ainda mais a eficiência do Programa”, finalizou.

No dia primeiro dia, foram realizados momentos de integração, como o “Escape Game”. Na sequência, foi exibido um vídeo sobre os 15 anos do Despoluir. Depois, foi a vez de uma palestra sobre o poder do planejamento, que falou sobre objetivos, metas e planos de ações para realizar uma análise da situação atual e sobre exemplos práticos aplicados a objetivos financeiros.

A edição de 2022, do Encontro Técnico Nacional do Programa Despoluir continua na terça-feira (18). Na programação, estão previstos: um panorama das atividades técnicas da CNT; novidades sobre parâmetros operacionais; e uma apresentação sobre eletromobilidade, com a presença de um ônibus elétrico da Viação Piracicabana, de Brasília (DF). Para descontrair os participantes, no fim do segundo dia, será realizada uma palestra com a comediante Concessa.

Durante o encerramento do primeiro dia, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, destacou que o Despoluir é do Brasil e de todo o ecossistema do transporte. “O grande objetivo do encontro, além de trazer todos os técnicos para se reunirem na CNT, a Casa do Transportador, é também devolver as empresas a contribuição realizada para o Sistema S. Pois, o nosso foco é atender o cliente, que se divide entre trabalhadores, empresários e a comunidade onde existe uma Unidade Operacional do SEST SENAT.  O Despoluir se tornou fundamental para os rumos do ESG. Que é um dos pilares atuais da gestão empresarial. Estamos transformando o setor e o trabalho do programa é essencial”, conclui.   

Reconhecimento

Em 2019, o Despoluir foi considerado um dos grandes impulsionadores para a sustentabilidade no Brasil devido às ações ambientais realizadas em nível nacional. O reconhecimento veio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), órgão diretamente vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU). Em junho deste ano, os trabalhos técnicos de temática ambiental da CNT foram destaque na CIT (Câmara Internacional da Indústria de Transportes), no México. As mostras ocorreram dentro da programação da 34ª Assembleia Geral Ordinária da CIT.

Fonte: CNT

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top