DETRAN-PR autoriza reinicio de aulas presenciais para cursos Especializados

DETRAN-PR autoriza reinicio de aulas presenciais para cursos Especializados

29 de setembro, 2020

Portaria divulgada na tarde da última segunda-feira (28) pelo Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR) autoriza a retomada de aulas de cursos presenciais especializados e de Capacitação Técnica de Profissionais do SEST SENAT. A medida é vista com alívio para o setor de transporte de cargas e passageiros que há seis meses com as portas das salas de aula fechadas para atendimento de alunos em 10 unidades do Sest Senat Paraná, devido a pandemia Covid-19.

Com a autorização da retomadas das aulas presenciais pelo DETRAN-PR, cursos voltados a capacitação de motorista que transportam cargas perigosas, transporte de passageiros, condutores de transporte de emergência e cargas individualizadas serão passíveis de retorno imediato.

“São muitos profissionais aguardando para poder cursar essas modalidades e com isso poder tocar sua vida profissional. Nosso desafio agora é poder dar conta da demanda reprimida em meio ano sem as aulas. Em um primeiro momento as salas de aulas não poderão ter mais que 10 alunos”, explica o presidente da FETRANSPAR e do SEST SENAT no Paraná, Coronel Sérgio Malucelli.

Fora do período de pandemia, o SEST SENAT forma em todo o estado perto de 1.500 alunos nessas modalidades em um mês. Logo se tem uma demanda reprimida de ao menos 9 mil alunos a espera do retorno em 2020. “Desde o início da pandemia temos buscado uma solução junto ao DETRAN para que os profissionais pudessem seguir com suas atualizações obrigatórias. Uma das nossas propostas foi a realização do curso EAD para todas essas modalidades. Temos uma plataforma moderna e pronta para ser colocada em prática. Porém, dependemos de autorização do órgão governamental. O Detran informou que dará um posicionamento final para essa sugestão ainda neste mês de outubro”, conta Malucelli que participou das negociações para o retorno das aulas presenciais e em EAD.

Segundo a FETRANSPAR, em um segundo momento a autorização do EAD vai contribuir para dar vazão rápida na demanda reprimida, ajudará ainda a passar a fase de pandemia com maior segurança dos alunos e permitirá que o estudante possa fazer as aulas no horário e no local que melhor lhe convier. “Todos têm a ganhar com a autorização do curso a distância”, resume Malucelli.

Retorno com segurança

A FETRANSPAR e o SEST SENAT informam que já estão com todas as suas estruturas prontas para início imediato das aulas em todas as regionais paranaenses. Uma série de exigências está sendo feita pelo DETRAN para preservar a saúde de profissionais e alunos. “Essas medidas foram todas tomadas pelo SEST SENAT no Paraná”, destaca Malucelli.

Para se inscrever nos cursos de formação e nas primeiras turmas de reabertura os interessados devem acessar fetranspar.org.br/sestsenat e escolher a unidade a qual pretende fazer o curso presencial.

Confira na íntegra a portaria Nr. 57/2020-DG de 28 de setembro de 2020, que autoriza o retorno das aulas presenciais nos Cursos Especializados a partir da data de hoje, 29 de setembro.

Foto: Divulgação

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top